segunda-feira, 30 de novembro de 2020

FRATERNIDADE MAÇÔNICA

 

Em 08/06/2020 o Irmão Aprendiz José Ribamar P. Nascimento, Loja De Messejana José de Alencar, 94, sem mencionar o nome do Rito, Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, Oriente de Fortaleza, Estado do Ceará, faz o seguinte pedido:

 

FRATERNIDADE MAÇÔNICA.

 

Tendo recebido a missão de fazer meu primeiro trabalho maçônico, cujo tema é "A VERDADEIRA FRATERNIDADE MAÇÔNICA", venho a vossa presença, em busca do vos


so auxílio, ou seja, solicitar ao nobre Irmão, me ser facultado cópia de trabalhos/artigos relacionados ao tema. Tal (is) material(is), tem por objetivo, me servir de parâmetros e citações.

Certo de vossa compreensão, agradeço antecipadamente.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Sobre trabalhos e artigos de minha lauda, eu não faço remessas específicas, contudo boa parte deles podem ser encontrados na rede. Infelizmente, pelo meu tempo exíguo, não tenho como atender a pedidos individuais dessa natureza.

De qualquer modo, deixo aqui alguns apontamentos a respeito do tema.

De início, penso que é um paradoxo se utilizar da expressão “Verdadeira Fraternidade Maçônica”, já que o termo “fraternidade”, de modo abrangente e “verdadeiro” menciona parentesco entre irmãos, amor ao próximo, convivência entre pares, amizade, união, harmonia, tudo isso consubstanciado nos laços que unem aqueles que trabalham num mesmo objetivo.

Dada essa dissertação, fraternidade é por si só fraternidade, não cabendo, no meu entender, algo que precise expressá-la como “a verdadeira”, mais conveniente ou a melhor. Em Maçonaria não tratamos de espécimes de fraternidade, mas simplesmente de fraternidade e ponto final. Seria redundante tornar algo além do que ele já é ou significa.

Entendo que uma das características da Moderna Maçonaria é possuir no seu cerne a fraternidade que convive latente junto à irmandade maçônica.

Cabe mencionar que comungar das mesmas ideias em busca de um mesmo objetivo exige devotamento, sinceridade, fidelidade, tolerância e lealdade. É nesse convívio que, como maçons, devemos nos tratar como Irmãos.

Que até possam existir outros conceitos de fraternidade, contudo, certamente nenhum deles se adequará à Ordem Maçônica além do conceito originário dessa palavra.

Em linhas gerais a fraternidade é uma das pedras angulares da Instituição Maçônica. Assim, as Lojas devem continuamente investir nesse entendimento, sobretudo para atender e consolidar os objetivos de se construir uma sociedade melhor.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário