quarta-feira, 25 de novembro de 2020

CERIMÔNIA DE INICIAÇÃO REAA - EMPUNHANDO A ESPADA DURANTE O FIAT LUX

 

Em 11/06/2020 o Respeitável Irmão Mário L. Caniato, Loja Francisco das Chagas Barros, 2.558, REAA, GOB-SP, Oriente de São Paulo, Capital, solicita a seguinte informação:

 

EMPUNHANDO A ESPADA

 

Estamos enfrentando uma dúvida de ritualística no ritual de Iniciação. Gostaria de saber se há alguma regra quando os Irmãos estiverem apontando as espadas ao recém-iniciado. Deverão estes portar a espada apoiada no antebraço esquerdo? Ou ficaria ape
nas apontando a espada ao recém-iniciado com o braço direito e o braço esquerdo colado no corpo.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

O protagonista ao empunhar a espada em direção ao Iniciando, imediatamente após o Fiat Lux, deve fazê-lo do seu lugar (primeira fileira de cadeiras nas Colunas Norte e Sul) com a mão direita e respectivo braço e antebraço esticados para frente (direção do Iniciando). Nessa ocasião, quem empunha a espada (mão direita) mantém o braço e antebraço esquerdo estendido (caído) ao longo do corpo normalmente.

Apontando a espada, o corpo o corpo deve se manter ereto, quer dizer, a prumo, e os pés em esq.

Como mencionado, os protagonistas ao apontarem as espadas o fazem do seu lugar, portanto não está prevista nenhuma formação semicircular diante do Iniciando.

Quanto ao gesto de apoiar a espada no antebraço esquerdo é pura invencionice e nada tem a ver com a solenidade do momento.

Se essa postura grotesca (apoiar a espada no antebraço esquerdo) estivesse prevista, certamente ela estaria descrita no Ritual e no Sistema de Orientação Ritualística (Decreto 1784/2019 do Grão-Mestre Geral), contudo isso não é mencionado em lugar nenhum.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

NOV/2020

3 comentários:

  1. Boa Noite Ir.: Pedro! Obrigado por estas explicações. Em minha Loja, por conta de usos e costumes, fazemos um semi-circulo bem em frente ao candidato na hora do "Fiat Lux" de modo que o mesmo, ao ser retirada a venda, veja este conjunto de irmãos que lhe apontam as espadas. Realmente, isto até assusta. A minha pergunta é: sendo o objetivo do momento "Fiat Lux" revelar ao candidato as Luzes da Maçonaria (tal qual consta na segunda Instrução) qual seja, o L.Lei, o esquadro e o compasso, não seria mais próprio que o mesmo ficasse mais proximo do Altar dos Juramentos onde poderia estrategicamente ter uma luz focando. Obrigado desde já se puder me esclarecer. Wilson Bonifacio - ARLS Templários Celestes,3767 - Oriente de Rio Claro - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos ritos de origem francesa, o iniciado recebe a luz tênue no extremo do Ocidente e não próximo ao Oriente. A instrução está equivocada, copiaram isso do Craft onde o Iniciando recebe a Luz junto ao pedestal do Mestre da Loja. No ritual do GOB e no SOR as coisas estão bem claras no que concerne às espadas apontadas. Essas são apontadas por Irmãos nas Colunas e não o semicírculo. T.F.A. e obrigado pela visita.

      Excluir
  2. Boa noite! Sempre uma boa explicação.

    ResponderExcluir