quarta-feira, 4 de novembro de 2020

BORLAS DOS CANTOS DA LOJA

 

Em 26.05.2020 o Respeitável Irmão Alexandre de Lavra Pinto, Loja Heráclito Vitória, 3.168, Rito Brasileiro, GOB-RS, Oriente de Caxias do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta a questão seguinte:

 

BORLAS DO TEMPLO

 

Um Aprendiz me indagou a respeitos das Borlas do Templo.

Revisando e até onde lembro elas são duas, na porta do templo, no término da corda de 81 nós. No livro do Irmão Castellani, Liturgia e Ritualística do Grau de Aprendiz Maçom, p


ágina 49, parágrafo segundo ele cita apenas duas.

Revisando na internet achei esse site (https://bibliot3ca.com/as-quatro-borlas/), muito bem explicado, a exceção que fala sobre o circumponto, na minha opinião.

O Castellani só resumiu e são realmente as quatro conforme o artigo acima?

O que devemos considerar, as duas ou as quatro?

Na bibliografia do link acima também tem esse artigo muito bom nesse site ao qual sempre confio, como fonte segura (http://www.freemasons-freemasonry.com/don13.html).

Grato meu Irmão e desculpe se pelo incômodo, mas cada vez que me aprofundo nos estudos da nossa Ordem, mas me encanto e mesmo sendo Mestre, cada vez vejo como temos que ler e ler e ler.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Em linhas gerais, independente de Rito, se a referência estiver relacionada às duas borlas correspondentes às extremidade da Corda de 81 Nós que ficam junto à porta de entrada, as mesmas geralmente terminam à meia altura de cada lateral interna da porta e ali estão assim dispostas para ornamentar o pórtico da Loja e ao mesmo indicar que a entrada do Canteiro Especulativo (Loja) da Maçonaria sempre estará aberta à evolução da ciência e das artes.

Agora, se a referência estiver se relacionando às quatro borlas que comumente representam a Justiça e a Prudência no Oriente; a Temperança e a Coragem no Ocidente, estas não aparecem fisicamente “penduradas” nos quatro cantos da Sala da Loja (Templo), já que essa alegoria aparece normalmente representada em cada um dos quatro cantos da Orla Denteada (Marchetada) que contorna o conjunto simbólico que perfaz o Painel da Loja.

O mais comum é que essas quatro borlas apareçam como figuras gravadas nos cantos do Painel da Loja e não literalmente pendentes dos quatro cantos altos da sala, até porque o Painel, com seu conjugado simbólico, tem sido a representação da Loja conforme o Grau de trabalho.

Por fim, cabe destacar que as quatro borlas são símbolos originais da Maçonaria anglo-saxônica e são mencionadas geralmente nas explanações da Tábua de Delinear. Para os ritos de origem francesa (latina) esses símbolos não são originais, contudo, acabaram aparecendo indevidamente nas instruções latinas ao ponto de se tornarem consuetudinários. O mais apropriado para ritos latinos seriam apenas as duas borlas que ficam nas extremidades da Corda de 81 Nós.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

NOV//2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário