sexta-feira, 13 de novembro de 2020

PAINEL DA LOJA E O PAVIMENTO MOSAICO NO REAA

 

Em 03/06/2020 o Irmão Aprendiz Erich Silva, Loja Luz do Oriente, 2.625, REAA, GOSP, Oriente de Tremembé, Estado de São Paulo, faz a seguinte pergunta:

 

PAINEL DA LOJA DE APRENDIZ E O PAVIMENTO MOSAICO.

 

Primeiramente espero e desejo que esteja tudo bem com você!

Estou realizando um trabalho sobre o Painel da Loja do Aprendiz, e tenho estudado muito


o seu Livro a Exegese Simbólica para o Aprendiz Maçom. É possível o Irmão me tirar uma dúvida?

O pavimento mosaico, não aparece no painel do Aprendiz para o REAA do GOSP, similar ao usado pelo GOB. Em seu livro é mencionado o Pavimento como um Ornamento que não pertencente ao Painel do Grau 1, apenas que a Orla Denteada é um símbolo que cerca o Pavimento, portanto não seria certo eu escrever sobre o Pavimento Mosaico no trabalho do Painel. A minha dúvida seria essa, colocar ele no meu trabalho ou não, pois vejo alguns trabalhos do Painel do REAA que falam sobre o Pavimento mosaico, sem este estar no desenho.

Desde já agradeço por ter escrito o belíssimo livro.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

No tocante ao Pavimento Mosaico, eu não mencionei no meu livro, Exegese Simbólica para o Aprendiz Maçom, que o Pavimento “não pertence” (sic), contudo escrevi que ele “não aparece” no Painel. Nesse contexto, então, o significado é bem diferente.

Assim, embora o Pavimento Mosaico não apareça, ele é mencionado em inúmeros rituais do REAA como um dos Ornamentos da Loja de Aprendiz. A própria segunda instrução do Ritual de Aprendiz do GOB em vigência menciona o Pavimento Mosaico na sua página 175. Do mesmo modo ele aparece na página 22 do mesmo Ritual in 1.3.2 - Planta do Templo.

Dadas essas explicações, vale a pena então mencionar que o Pavimento Mosaico (Moshé – Moisés), não é símbolo unânime na Maçonaria em geral, pois muitos ritos e mesmo rituais o mencionam.

Em se tratando do REAA ele acabou ingressando no corolário simbólico do rito por volta do século XIX, destacando que no primeiro ritual do simbolismo do rito (1804) ele


nem mesmo era mencionado.

Atualmente como parte integrante do simbolismo do REAA, o Pavimento Mosaico deve ocupar rigorosamente todo o piso do espaço ocidental, inclusive no Átrio, tendo a sua construção apresentada de forma oblíqua cujas intersecções, que formam os seus quadrados brancos e pretos em diagonal, como medidas regulares (distância) dos passos do Grau. As linhas oblíquas também marcam a posição dos pés quando colocados em esq (ângulo interno aberto para a frente).

No que tange ao seu simbolismo, em linhas gerais o Pavimento Mosaico (Quadriculado) representa a superfície da Terra e, na Sala da Loja, como o caminho das pedras lavradas por onde passa o Iniciado.

De origem sumeriana, esse pavimento retém uma característica de harmonia ao mencionar que num solo ocupado por homens de diversas raças, credos e religiões, deve sempre reinar a mais perfeita harmonia.

Sob sua característica hermética, em Maçonaria o Pavimento pressupõe os princípios de existência da dualidade e do antagonismo.

Na verdade, esse Pavimento Quadriculado recebeu o nome de Pavimento Mosaico por estar relacionado a uma lenda em que Moisés, durante o Êxodo, assentou no chão do Tabernáculo (templo portátil dos hebreus durante sua peregrinação pelo deserto) pequenas pedras coloridas.

Sob o aspecto etimológico da palavra, o saudoso Irmão José Castellani mencionava que o vocábulo “mosaico”, se usado como substantivo, determinava um pavimento feito de pequenas pedras, cuja disposição das suas cores dava a aparência de desenhos, contudo, se usado como adjetivo ele aludia a Moisés, por extensão ao judaísmo.

O termo Pavimento Mosaico é também conhecido em Maçonaria como Pavimento Quadriculado, cujas referências generalizadas são encontradas como “Chackered Flooring” – A Beautiful Floor of the Lodge.

Reitera-se que esse pavimento no REAA possui construção oblíqua, enquanto que em outros ritos ou trabalhos geralmente ele pode ser encontrado no formato de um tabuleiro de xadrez.

Concluindo, aparecendo ou não no Painel do Grau, o Pavimento Mosaico, ou Quadriculado é um adorno consagrado no REAA, sendo mencionado inclusive nas instruções dos rituais, bem como nas plantas esquemáticas relacionadas à topografia do Templo.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

NOV/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário