terça-feira, 9 de março de 2021

SAGRAÇÃO DE PAINEL DA LOJA - ISSO EXISTE?

 

Em 08/08/2020 o Respeitável Irmão Gleiner Costa, Loja Cayrú, 762, REAA, GOB-RJ, Oriente do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, apresenta o que segue:

 

PAINEL DA LOJA

 

Preciso lhe fazer uma consulta. O Venerável Mestre da Administração 2015/2017 trocou


o Painel da Loja por outro de um artista amigo dele inclusive colocou no Painel o nome do artista (nós já retiramos) e doou o outro sem autorização do plenário para uma Loja Irmã. Eu preciso saber se esse Painel precisa ser sagrado. Obrigado.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Me parece que existiu aí algumas irregularidades. Eu não conheço o conteúdo desse Painel confeccionado e assinado pelo artista amigo do Venerável. O que eu sei é que o modelo do Painel do Grau para o Rito está bem claro no ritual em vigência. Assim, segue-se o que nele se apresenta. Em síntese o Painel deve ser uma cópia fidedigna do contido no ritual.

No que diz respeito à doação de algum objeto que é carga do patrimônio da Loja, entendo que o donativo só pode acontecer se o plenário, em votação por maioria simples, aprovar a concessão (assunto para o Orador opinar pela legalidade da transação).

Quanto a sagração de Painel, obviamente que isso não existe.

Sagração - melhor seria “consagração” - que é tradicional em parte da Moderna Maçonaria, existe apenas para o espaço de trabalho (templo). Seu objetivo não é o de dar caráter religioso ao ambiente, porém o de dar dignidade ao recinto onde serão realizados os trabalhos maçônicos.

Maçonaria não é religião e é bem por isso que o título “templo”, dado ao lugar em que a Loja se reúne, não é muito apropriado – o templo é na realidade uma oficina de trabalho haurida dos costumes dos nossos antepassados.

É bem verdade que existem por aí rituais de sagração de Estandarte, contudo essa prática, nada original, foi inventada e inserida em rituais próprios de algumas Obediências.

Concluindo, o ato de consagração deveria existir apenas para o espaço de trabalho maçônico.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

MARÇO/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário