sábado, 13 de março de 2021

QUEM ASSINA POR ÚLTIMO NO LIVRO DE PRESENÇAS

 

O Poderoso Irmão Derildo Martins da Costa, Secretário Estadual de Orientação Ritualística do GOB-ES, Oriente de Vitória, Estado do Espírito Santo, me apresenta as questões seguintes.

 

ASSINATURAS NO LIVRO DE PRESENÇAS.

 

Eminente e estimado irmão Pedro Juk, preciso do seu socorro para me ajudar


a esclarecer algumas questões que não encontrei na legislação. Por favor, veja o que você pode me ajudar:

1.   O Ir Chanceler leva o Livro de Presenças ao Venerável Mestre e ele assina “fechando” a folha de presença do livro. O livro de visitantes é também “fechado” pelo Venerável?

2.   Se sim, estando presente o Grão-Mestre, este “fecha” também o livro de visitantes?

3.   Sobre cartões de visitantes (certificado de presença): O cartão tem de ser devolvido ao Irmão após os registros pelo chanceler?

Desde já agradeço a atenção que sempre obtive do irmão.

 

COMENTÁRIOS.

 

Seguem meus apontamentos, não laudatórios, baseados naquilo que eu penso a respeito. Esse conteúdo é fruto da minha opinião, portanto ela pode ser contestada por quem de direito que milite no campo das questões legais.

De tal modo, meus comentários se baseiam em usos e costumes, não obstante outras particularidades que eventualmente um rito possa possuir.

Vamos aos comentários:

Concernente ao item 01, o que é consagrado é o costume de que o Venerável Mestre encerre o rol do livro de presenças dos Irmãos do quadro da Loja. Quanto ao livro dos visitantes, eu desconheço qualquer regra a respeito. Entendo que não existem duas assinaturas para comprovar a presença de alguém na mesma sessão de uma Loja. Ao Venerável, como dirigente dos trabalhos, cabe assinar por último fechando a lista de presenças da Loja. Depois do Venerável ninguém deve assinar o livro do quadro, até porque essa prática revela um ato de segurança contra qualquer acréscimo ou alteração indevida.

No que diz respeito ao item 02, o Grão-Mestre só encerra o rol de presenças se porventura tenha sido ele o dirigente dos trabalhos. O mais recomendável, no caso de o Grão-Mestre estar presente e não dirigindo os trabalhos, é que ele assine imediatamente antes do Venerável (penúltimo), destacando-lhe essa formalidade porque tradicionalmente ele é o Grão-Mestre de todas as Lojas da sua jurisdição. Se o Grão-Mestre preferir assinar o livro dos visitantes, essa é uma opção dele, desde que assine apenas um dos livros. Nesse caso, desconheço qualquer regra de que necessariamente deva ser ele quem encerra o rol no livro dos visitantes. Entendo que o costume consagrado é o de que quem encerra o livro de presenças do quadro é aquele que na oportunidade estiver detendo o primeiro malhete da oficina (dirigindo os trabalhos).

É recomendável que o Secretário, ao final, depois de todos já terem assinado, inulize as linhas em branco que sobraram na página.

No tocante aos cartões certificados de presença, depois de decifrado o mais comum é que o mesmo fique arquivado na Loja junto ao dossiê do Irmão. Não existe razão para devolvê-lo.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

MAR/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário