terça-feira, 15 de novembro de 2022

ABREVIATURAS MAÇÔNICAS. EXISTE PADRÃO UNIVERSAL?

Em 14.05.2022 o Respeitável Irmão Issa Miguel Júnior, Loja Duque de Caxias, 13, sem mencionar o Rito, GLMDF (CMSB), Oriente de Brasília, Distrito Federal, apresenta a seguinte questão:

 

ABREVIATURAS MAÇÔNICAS

 

Consegui seu e-mail por meio de um Irmão da minha Loja que lhe indicou que talvez você poderia me ajudar a esclarecer algumas dúvidas e obter mais informações a respeito do assunto.

Sou Secretário da Loja Maçônica Duque de Caxias nº 13, do Oriente de Brasília.

Minha dúvida é sobre o uso das abreviações: nossa Loja recebeu a algum tempo o título de
Loja Benemérita, cuja abreviatura que consta no selo é Ben
, contudo observei que em alguns documentos e certificados oficiais emitidos pela GLMDF consta a abreviatura de Benem.

Interessei-me pela divergência para esclarecer qual abreviatura seria a correta ou talvez as duas estariam corretas. Pesquisei em alguns textos maçônicos antigos (fotos em anexo) e verifiquei que ambas abreviaturas são usadas.

Pesquisando em um fragmento do livro do José Castellani, encontrei duas regras em que o corte deve ser feito entre a consoante e a vogal e a outra regra sobre o plural com a repetição da letra inicial, verifiquei também uma lista com algumas abreviações utilizadas, sendo que não encontrei a palavra benemérita.

Gostaria se possível esclarecer minha dúvida e indicar algum livro maçônico com as regras e o uso das abreviações corretas.

 

CONSIDERAÇÕES

 

A bem da verdade, não há uma regra que determine uniformidade sobre essa questão, salvo aquela que menciona que o corte de abreviação deva ocorrer entre uma vogal e uma consoante e que as iniciais dobradas indicam o plural da palavra.

Embora alguns tratadistas até queiram dar um cunho esotérico para o formato da tripontuação, na realidade essa configuração surgiu mesmo para ocultar o significado de textos maçônicos que porventura pudessem cair em mãos indesejáveis de profanos, principalmente dos perseguidores e detratores da Sublime Instituição.

Sob a óptica simples da razão, a abreviatura geralmente ocorre de acordo com a conjuntura do texto, ou seja, uma mesma palavra abreviada pode possuir significados diferentes. Um exemplo clássico disso é a palavra Or que tanto pode ser entendida como Oriente, bem como Orador. Assim pode ocorrer com tantas outras palavras que constroem um texto maçônico.

Nesse sentido, o significado da palavra abreviada estará sempre de acordo com o conteúdo do texto, destacando que quando possível, mas sem exageros, abreviam-se os vocábulos necessários na forma mais reduzida possível, já que isso reforça o sigilo que é a razão da abreviatura. Exemplo: Comp∴, em vez de Compas; Ven em vez de Vener; Or em vez de Orad; etc. Em alguns casos podem surgir também palavras abreviadas na letra inicial. Por exemplo: L da L; GG LL EEmbl; MM MM; A M, C M; etc.

É bom que se diga que além do sistema de abreviaturas, ainda há o alfabeto maçônico, cujos caracteres formam palavras compreensíveis somente pelos iniciados (página 177 do Ritual de Aprendiz, REAA, GOB, 2009).

No que diz respeito às abreviaturas maçônicas, não há uma regra universal que convencione iguais as palavras abreviadas, isso porque o costume de abreviar por tri pontuação triangular é mais comum na Maçonaria de vertente latina, enquanto que na de vertente anglo-saxônica a aplicação da abreviação possui outra característica, diferente da forma latina. Em síntese, a configuração de cada sistema de abreviação não é única, não existindo, portanto, algo universal nesse sentido.

No caso específico da abreviatura mencionada na sua questão, ambas podem ser utilizadas, a despeito de que a mais curta me parece mais condizente com o porquê de se utilizar um abreviatura tripontual triangular na Maçonaria.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

NOV/2022

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário