sexta-feira, 18 de novembro de 2022

INSTALAÇÃO EM LOJA DE OUTRA OBEDIÊNCIA

Em 18.05.2022 o Respeitável Irmão Claubio Bezerra Bessa, Loja Arqui Real, 210, GLESP (CMSB), REAA, Oriente de São Paulo, Capital, formula a seguinte questão:

 

INSTALAÇÃO CONJUNTA - OUTRA POTÊNCIA

 

Mais uma vez meu Irmão venho pedir a sua magnifica ajuda: Seria possível, ou mesmo correto que realizássemos uma Instalação e Posse em outra Loja de outra Potência e, num outro dia da semana [quarta-feira] sendo que nossa Loja se reúne na segunda feira?

O REAA praticado em nossa Potência [GLESP] com certeza o prezado irmão conhece... No GOB, GOSP, GOP, ETC., são diferentes em vários aspectos, e portanto, na minha opinião se torna inviável para dizer o mínimo, e ainda, sem respeitar o dia sagrado de nossas reuniões semanais... Desde já agradeço antecipadamente e convido-o a participar desta referida citada acima...

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Se a questão for a de fazer uma instalação de obreiro de uma Obediência em sessão de instalação de outra Obediência (conjunta), me parece que isso é prática incorreta.

Cabe destacar que a Instalação de um Venerável Mestre eleito é ato próprio da Obediência à qual ele e a Loja pertençam.

Assim, é inadmissível que isso aconteça, pois Instalação de um Venerável Mestre tem que se dar por ato designado pela sua Potência (Obediência).

O Ato que designa a Instalação, também indica a Comissão que dirigirá os
trabalhos, devendo, portanto, ser composta por Mestres Instalados da mesma Oficina a que pertence o Venerável Mestre que será instalado (empossado) ou, no máximo, composta por ex-Veneráveis (MM
II) de outras Lojas, mas mesma Obediência. Isso pode acontecer quando a Loja a que pertence o Venerável que será instalado não possui MM II em número suficiente.

                         Portanto, salvo melhor juízo, no meu entendimento uma Instalação é exclusiva de uma Obediência, não cabendo instalações conjuntas entre Obediências distintas.

Algumas Obediências às vezes costumam realizar Instalações conjuntas, contudo elas se dão entre Lojas pertencentes às suas Obediências, observando ainda se os ritos comportam entre eles práticas análogas, já que muitas vezes há distinção entre as devidas práticas ritualísticas de cada costume.

Concluindo, sou de opinião que a Instalação deve ser única em cada Loja, sobretudo pelo seu objetivo e importância. Não à toa é que cada Loja possui apenas um trono isto é, haverá apenas e tão somente um Venerável Mestre em atividade. Transformar Instalações como verdadeiros mercados de peixe, não me parece ser atitude das mais acertadas.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

NOV/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário