segunda-feira, 14 de novembro de 2022

USO DA PALAVRA - FORMA PROTOCOLAR DE SE DIRIGIR À LOJA

Em 11.05.2022 o Irmão Antonio Eduardo Portela Melo Azevedo, Loja Acácia da Boa Vista, 2437, REAA, GOB-RR, Oriente de Boa Vista, Estado de Roraima, apresenta a dúvida seguinte:

 

FORMA PROTOCOLAR DE SE DIRIGIR À LOJA

 

Minha dúvida é a seguinte: Qual a ordem devo seguir para cumprimentar as autoridades da Loja quando me for dada a palavra? Devo iniciar pelo Venerável Mestre, seguir com as autoridades maçônicas ou devo cumprimentar as luzes da Loja primeiro e após as autoridades maçônicas?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Cabe antes de mais nada esclarecer que essa prática ritualística não deve ser confundida com saudação, pois a saudação maçônica é sempre feita pelo Sinal Penal do Grau, o que não é o caso da sua questão.

                  Salvo os que podem falar sentados, para os demais a regra é de que o maçom ao se dirigir à Loja deverá antes se colocar à Ordem para depois se dirigir protocolarmente à assembleia na forma de costume.

Destaco que esse andamento ritualístico não significa saudação, pois como prevê o Ritual de Aprendiz do REAA em vigência, na sua página 42, as saudações em Loja somente serão feitas ao Venerável Mestre quando da entrada ou saída do Oriente, ou às Luzes da Loja quando do ingresso formal em Loja, ou ainda em retirada definitiva dos trabalhos.

Dados esses comentários, podemos afiançar que quando alguém for usar a palavra deve proceder da seguinte forma: estando primeiro à Ordem, isto é com o Sinal de Ordem composto, o protagonista, sem desfazer o Sinal, independente da autoridade que esteja presente, dirige a palavra primeiramente às Luzes da Loja (os que detêm o malhete), em seguida às autoridades presentes, elegendo delas a mais alta para em seu nome saudar as demais e, por último, de modo genérico, para os demais Irmãos presentes, mencionado apenas “meus Irmãos”.

Sob a égide do bom senso, isso basta. Essa é a sequência recomendada. Em nome do bom andamento da liturgia maçônica, devemos evitar repetições e nominações individuais desnecessárias para não se contrapor a objetividade que deve sempre pautar os trabalhos dentro de uma Loja.

 

 

T.F.A.

 

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

NOV/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário