domingo, 30 de junho de 2024

COLUNAS ZODIACAIS NO TEMPLO DO REAA

Em 05/10/2023 o Respeitável Irmão Igor Gomes, Loja Cavaleiros da Cruz, 0267, REAA, GOB-PE, Oriente de Recife, Estado de Pernambuco, faz a pergunta seguinte:

 

COLUNAS ZODIACAIS DO TEMPLO

 

Meu Irmão, estava com algumas dúvidas pois quando era Aprendiz iria fazer um trabalho sobre As Colunas Zodiacais e me foi informado que tal assunto pertencia ao Grau de Companheiro. Quando cheguei ao grau 2 fiz o trabalho é consegui relacionar com os dois graus, porém dei uma atenção maior ao grau de companheiro. Identifiquei, portanto que tal assunto também poderia ser apresentado por um Aprendiz, pois hoje em minha Loja um Irmão Aprendiz está querendo fazer um trabalho sobre esse tema. Portanto, gostaria de saber se esse assunto é apenas reservado ao grau 2 e o motivo, tendo em vista que os símbolos zodiacais têm o intuito de mostrar o caminho iniciático do Maçom ao longo de sua jornada.

 

CONSIDERAÇÕES:

Como especifica o tema, as Colunas Zodiacais representam o caminho de aperfeiçoamento do iniciado.

                       Por conta disto, as seis primeiras colunas, as que ficam no topo do Norte, marcam a jornada iniciática do Aprendiz; as três primeiras do Sul, a partir de Libra, marcam a jornada do Companheiro; por fim as outras três do Sul marcam o final do percurso, correspondem ao Grau de Mestre.

Vale mencionar que as três últimas colunas da jornada, pertinentes ao inverno,
não se associam literalmente como lugar do Mestre, mas uma referência em que a Terra fica viúva do Sol quando pela prevalência das trevas a Natureza permanece adormecida. Esta alegoria indica que logo após o inverno, o Mestre, como Sol, renascerá. Assim, as três últimas colunas representam o ambiente hibernal e preparatório para o renascer da Luz.

Além das colunas correspondentes ao Aprendiz, que fazem parte da sua estrutura doutrinária, nada impede que o Aprendiz aborde genericamente as outras seis Colunas. Obviamente que ele não poder invadir os conceitos (essência doutrinária) privativos dos graus de Companheiro e de Mestre Maçom, entretanto, abordá-los como parte do caminho iniciático do maçom, nada o impede, sobretudo porque o Aprendiz, desde a sua Iniciação, aprendeu que além dele, em patamares iniciáticos acima, estão os graus de Companheiro e de Mestre que um dia, pelo seu esforço e dedicação, ele os alcançará.

Não obstante a isso, na decoração do Templo de Aprendiz do REAA, encontram-se presentes doze Colunas Zodiacais e não apenas as seis correspondentes ao Primeiro Grau.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

JUN/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário