Em 20/09/2023 o Respeitável Irmão Carlos de Souza Toledo, Loja Arte Real, REAA, GOB-GO, Oriente de Aparecida de Goiânia, Estado de Goiás, apresenta a dúvida seguinte:
PARAMENTOS DO SUBSTITUTO DO VENERÁVEL MESTRE
Por favor, me passa uma orientação:
Com a ausência do Venerável Mestre, quem assume o primeiro malhete é o irmão Primeiro Vigilante, para dirigir uma sessão ordinária.
Pergunta: Qual o paramento que deve ser utilizado?
O do Primeiro Vigilante ou o do Venerável?
CONSIDERAÇÕES PARA O REAA.
O 1º Vigilante, sendo ou não um Mestre Instalado, substituindo o Venerável Mestre, veste os paramentos do 1º Vigilante, menos a sua joia. Ao substituir o Venerável o substituto veste a joia do Venerável Mestre. Isso porque nesta ocasião ele é o Venerável Mestre precário. A joia identifica o cargo.
Isto em sessão ordinária, já que nas sessões magnas de Iniciação, Elevação e Exaltação, o substituto do Venerável deve ser o Mestre Instalado mais recente da Loja. Observe-se que nessas sessões o Venerável Mestre faz uso da Espada Flamígera, cuja qual só pode ser empunhada por um Mestre Instalado.
Voltando ao 1º Vigilante, ele, ao substituir o Venerável Mestre, deve deixar a sua joia para o 2º Vigilante, seu substituto, enquanto que o 2º Vigilante deixa a sua joia para o seu substituto, o 2º Experto.
Os novos rituais do REAA, previstos para 2024, trarão claramente estas orientações.
T.F.A.
PEDRO JUK
http://pedro-juk.blogspot.com.br
JUN/2024
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQdo o Ir diz que a joia do 2.Vig fica para o 2. Exp na substituição, eu pergunto: 1) a substituição do 2.Vig não deveria ser pelo 1. Exp? 2) o motivo de ser pelo 2. Exp é para menor deslocamento e agildade?
ResponderExcluirTfa.