Em 17.09.2023 o Respeitável Irmão Alexandre Areco, Loja Portal da Luz, 646, REAA, GLESP (CMSB), Oriente de Guaratinguetá, Estado de São Paulo, apresenta a dúvida seguinte:
TRATAMENTO DE PODEROSO IRMÃO
Por várias vezes falei com o irmão sobre questões de ritualística, e suas ponderações sempre foram decisivas para sanar dúvidas que no ritual não ficavam claras, ou deixavam em certos momentos mais de uma interpretação possível.
Fiquei adormecido por 6 anos retornando agora em janeiro de 2023.
Uma coisa que tem me chamado a atenção é que muitos Irmãos mais novos têm usado em loja simbólica a expressão Poderoso Irmão.
Os rituais não preveem tal expressão de tratamento. Apenas nos graus filosóficos essa expressão de tratamento é usada.
Há algum motivo ou exceção ou emenda ao ritual do REAA que permita o uso de tal expressão de tratamento em loja simbólica?
CONSIDERAÇÕES.
Essas formalidades de tratamento são pertinentes às autoridades maçônicas no simbolismo. Em linhas gerais, os Regulamentos das Obediências Maçônicas prevêem o tratamento correspondente à cada uma das faixas em que as autoridades se enquadram, dentre elas, por exemplo, a de Poderoso Irmão.
Assim, essas formalidades são definidas pela Obediência, sendo o seu uso utilizado pelos ritos conforme a faixa da autoridade do simbolismo.No caso do GOB, por exemplo, o Regulamento Geral da Federação trata
desse
assunto nos Artigos 219 e 220, designando, conforme a faixa da autoridade,
além do Venerável Mestre, os seguintes tratamentos: Ilustre Irmão (1ª Faixa), Venerável
Irmão (2ª Faixa), Poderoso Irmão (3ª Faixa), Eminente Irmão (4ª Faixa), Sapientíssimo
Irmão (5ª Faixa) e Soberano Irmão (6ª Faixa).
Assim, os tratamentos devem seguir o que prevê o regulamento de cada Obediência, cabendo o mesmo apenas a autoridade que nela se enquadrar, portanto não deve ser utilizada indiscriminadamente.
Do mesmo modo, os Altos Corpos também possuem os seus regulamentos e fazem uso de tratamentos para as suas autoridades.
T.F.A.
PEDRO JUK
http://pedro-juk.blogspot.com.br
JUN/2024
Alguns IIr ao final da saudação às LUZ e autoridades dizem "e poderosos IIr, ou amados IIr", e como ficou claro existem as faixas para tratamento individual, sem contar que "Amados IIr" não é o costume no REAA e sim no Rito Adonhiramita. Diante do que consta para o tratamento do coletivo nos art. 219 e 229, o correto seria, após a sequência normal dirigir finalmente aos DEMAIS IIR.
ResponderExcluirTfa.