quinta-feira, 22 de agosto de 2024

TRÊS VIRTUDES TEOLOGAIS NA MAÇONARIA

Em 15/11/2023 o Respeitável Irmão Samarone Lucio da Silva Gonçalves, sem informar o nome da Loja, Rito, Obediência, Cidade e Estado da Federação, faz a pergunta seguinte:

 

VIRTUDES TEOLOGAIS

 

Gostaria, claro, se for do conhecimento do Irmão, uma explicação sobre três pontos no painel alegórico da Loja de Aprendiz. São eles: A Cruz latina, como foi inserida, qual a inspiração? A mão em direção a taça, qual a real representatividade, e por último, a âncora. Encontrei algumas explicações, mas não conseguir me dar por satisfeito. Se o Irmão, como grande estudioso e pesquisador que é, se tiver algumas informações e puder compartilhar o conhecimento, ficarei grato.

 

CONSIDERAÇÕES

 

As Três Virtudes Teologais encontram-se representadas na Tábua de Delinear do 1º Grau da Maçonaria anglo-saxônica, dela o Rito de York, por exemplo.

As Três Virtudes encontram-se representadas sobre os degraus da figura de uma escada que leva à uma Estrela de Sete Pontas.

Nesta alegoria, a Fé está representada por uma cruz, a Esperança, por uma âncora
e a Caridade por uma mão estendida em direção a um graal.

Pode-se dizer que este apólogo religioso ocorre pela influência da Igreja Católica na Maçonaria, particularmente nos tempos em que ela era protetora dos “canteiros profissionais”, cujas corporações de ofício construíam, para o clero, mosteiros, abadias, igrejas e catedrais.

Nesta conjuntura, particularmente a maçonaria anglo-saxônica manteve este forte apelo teísta haurido dos nossos ancestrais, o que se pode constatar observando as suas instruções, emblemas e alegorias pertinentes ao Craft.

No contexto maçônico, em linhas gerais as Virtudes Teologais apresentam-se como marcos no caminho de ascensão e aperfeiçoamento do iniciado. Na Tábua de Delinear, observa-se a escada tendo como base um volume do Livro da Lei Sagrado. A figura expõe uma espécie de um código moral e religioso necessário para que o maçom alcance o topo desta escada, conhecida na maçonaria inglesa como a Escada de Jacó.

À vista disto, o conjunto emblemático procura exaltar a espiritualidade do maçom com base na sua Fé (crença em um Entre Criador), acender a Esperança (de chegar ao ápice pela purificação) e evidenciar a Caridade (na virtude de amor ao próximo).

A Estrela Heptagonal visível no ápice da escada representa a soma das três Virtudes Teologais (Fé, Esperança e Caridade) mais as quatro Virtudes Cardeais (Justiça, Prudência, Temperança e Coragem, ou Fortaleza).

Na Tábua, as Virtudes Cardeais encontram-se representas pelas quatro borlas situadas em cada um dos cantos do quadro, ou seja, nos quatro cantos da sala da Loja. Vale lembrar que o conjunto de símbolos que constituí a Tábua de Delinear corresponde à Loja, no caso, do 1º Grau.

Ainda vale a pena mencionar que estes são conceitos próprios da maçonaria inglesa e não da francesa – lembra-se que o REAA é filho espiritual da França, não da Escócia.

Sob esta óptica, infelizmente ainda existem rituais do REAA que equivocadamente insistem em trazer, junto com o Painel da Loja, um outro painel denominado “alegórico”. Ora, este painel não existe, e nada mais é do que uma colocação indevida da Tábua de Delinear do 1º Grau do Rito de York no REAA.

Graças a isto, alguns ritualistas não se aperceberam que o relicário simbólico da Tábua de Delinear inglesa não se ajusta com o relicário simbólico do REAA. Ao final desta miscelânea. o que ocorre mesmo é uma mistura de símbolos que não faz sentido para as estruturas doutrinárias originais – a inglesa e a francesa.

Ao finalizar, ratifica-se: no REAA não existe painel com o nome de alegórico, tratando-se simplesmente de um enxerto copiado de outro rito; também as três Virtudes Teologais não pertencem à estrutura doutrinária do REAA. As mesmas pertencem ao Craft (Rito de York).

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

AGO/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário