sexta-feira, 16 de agosto de 2024

USO DO BASTÃO PELO TITULAR

Em 06/11/2023 o Respeitável Irmão Helio Mário Surdi, Loja Silêncio de Elêusis, 21, REAA, GOSC (COMAB), Oriente de Chapecó, Estado de Santa Catarina, faz a pergunta seguinte:

 

O USO DO BASTÃO

 

Fui iniciado a 43 anos nessa mesma Loja.

Dentro de sua possibilidade e tempo, gostaria de receber uma orientação sua com relação ao USO DOS BASTÕES:

Quando fui iniciado e por longos anos, na minha loja e em outras a que eu visitava e essa era a orientação a que eu tinha recebido.

O uso dos bastões, Mestre de Cerimônia e outros, o conduziam ao lado esquerdo e com ele
não se fazia nenhum movimento, por exemplo, ao conduzir um Irmão entre colunas ou o Orador no Altar dos Juramentos, apenas se fazia menção com a cabeça, NUNCA com o bastão.

Este permanecia sempre no lado esquerdo imóvel.

Tenho percebido que agora se cumprimenta Irmão acenando com o bastão, daí fica a minha grande dúvida.

Tenho procurado em vários livros maçônicos e em nenhum deles tenho encontrado orientação correta de como se conduzir com o bastão.

Tens alguma orientação, que seja oficial para que eu possa levar em Loja e como orientação/instrução seja dado como norma o uso do Bastão?

 

CONSIDERAÇÕES:

 

Infelizmente, em muitas ocasiões a condução do bastão pelo Mestre de Cerimônias tem sido praticada de maneira incorreta. Desta forma, equivocadamente ainda se vê o bastão sendo conduzido encostado no lado esquerdo do corpo, ou fazendo com o bastão movimentos para a direita e esquerda, ou ainda com a sua base percutindo baterias no chão.

Não obstante estas inadvertidas firulas ritualísticas com o bastão, feitas pelo Mestre de Cerimônias, ainda há rituais que indicam o uso do bastão também para os Diáconos, o que, a meu ver, só aumenta a possibilidade de aparecerem mais elementos contrários à originalidade do REAA. Por exemplo: formação de pálio com bastões, cruzamento de bastões, etc.

Desta maneira, vale a pena comentar que no REAA, rigorosamente apenas o Mestre de Cerimônias é quem porta bastão, do qual ele se serve somente para conduzir alguém em Loja.

Discussões à parte, no REAA o uso do bastão se dá com a mão direita, sempre empunhado pela sua porção mediana e na vertical. Nesta condição, o titular ao segura-lo mantém o seu braço direito junto ao corpo e o respectivo antebraço à frente, na horizontal. Andando com o bastão, o titular o mantém um pouco afastado do solo para não o arrastar no chão. Parado e com o bastão, o titular o mantém a mesma posição, porém apoiado no chão. Não se faz, com o bastão, gestos para a esquerda e direita.

Desta forma, o Mestre de Cerimônias, empunhando o bastão, também não faz nenhum meneio com a cabeça e nem inclinação com o corpo. Se a ocasião exigir, ele fará uma parada rápida e formal.

Esta é a maneira consagrada de se conduzir o bastão no REAA.

Outras informações a respeito podem ser encontradas no Blog do Pedro Juk em http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

AGO/2024

 

Um comentário:

  1. A título de enriquecer mais ainda a questão, sugiro a leitura do excelente trabalho do Irm.·. Pedro neste blog.
    http://pedro-juk.blogspot.com/2018/01/bastoes-varas-hastes-instrumentos-de.html?m=1

    ResponderExcluir