Em 08.01.2024 o Respeitável Irmão Carlos de Souza Toledo, Loja Trabalho, Cultura e Perfeição, 1887, REAA, GOB-GO, Oriente de Aparecida de Goiânia, Estado de Goiás, apresenta a pergunta seguinte:
ALTURA DAS COLUNAS
Por favor me informar qual a medida correta das Colunas B e J, colocadas na porta do Templo.
CONSIDERAÇÕES
Para as colunas gêmeas, que ficam no átrio (vestíbulo) junto à porta nos templos do REAA, não existe uma medida padronizada, senão a referência de que elas ladeiam a porta de entrada, e possuem alturas iguais compatíveis à altura da porta de entrada no templo.
Em síntese, nos templos maçônicos elas possuem diâmetro e altura proporcionais ao tamanho do recinto em que elas se encontram. Com as bases fixadas no piso do vestíbulo (átrio), à esquerda e à direita da porta de entrada, elas geralmente são um pouco mais altas do que a verga da porta,
Mencionadas na Bíblia, as dimensões simbólicas das colunas do pórtico do Templo de Jerusalém encontram-se em I Reis: 7.15-22; e em 2 Crônicas e Paralipómenos: 3.15-17.
Em Reis consta a altura de 18 côvados, mais 5 nos capitéis, o que dá um total de 23 côvados, já em Crônicas é mencionada a altura de 35 côvados mais 5 nos capitéis, o que perfaz uma altura de 40 côvados.
Vale ressaltar que estas sãos medidas bíblicas e nada tem a ver, em especial, com a literal altura das Colunas B∴ e J∴ encontradas átrio das Lojas do REAA. Como dito, na Maçonaria a altura das colunas gêmeas pode variar de acordo com o tamanho do edifício.
A título de ilustração, estas colunas também são conhecidas na Maçonaria como Colunas Solsticiais, devendo-se isto à relação mística entre elas e o movimento aparente do Sol em sua máxima declinação, ao Norte e ao Sul.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
JUL/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário