Em 08.01.2025 o Respeitável Irmão Tacachi Iquejiri, Loja Luz de Outubro, 2081, REAA, GOB-MS, Oriente de Campo Grande, Estado de Minas Gerais, apresenta a dúvida seguinte:
ALTAR DOS JURAMENTOS
Mais uma vez recorro da sua sapiência para que esclareça o motivo que levou o GOB a alterar o formato do Altar dos Juramentos de forma triangular para quadrado, conforme consta na página 22 - Planta do Templo, do novo Ritual, do REAA, recentemente editado.
Com imensa ansiedade, aguardo resposta.
CONSIDERAÇÕES
Não há obrigatoriedade para que o Altar dos Juramentos seja um móvel triangular, como equivocadamente aparece em alguns rituais do REAA. Sendo assim, este Altar é retangular e pode até mesmo ser uma coluna truncada com caneluras.
Historicamente, no passado as obrigações eram sempre tomadas sobre o
Altar ocupado pelo Venerável Mestre. No REAA, devido ao aparecimento das hoje
já extintas Lojas Capitulares (século XIX), acabou sendo criado, para as
tomadas de obrigação, uma extensão
do Altar principal, ou seja, aparece uma
pequena mesa retangular logo à frente do altar-mor.
De fato, para este pequeno altar nunca houve obrigatoriedade de que o mesmo fosse triangular.
O problema, é que com o passar do tempo, principalmente por influência de outros ritos, começaram a aparecer mesas e altares na forma de um triângulo, caso que acabou se generalizando pelos mobiliários das Lojas, independentemente dos seus ritos.
Observando esta discrepância, o GOB, no intuito de corrigi-la, determinou, há um bom tempo atrás, que todas as mesas utilizadas nos templos do REAA passassem a ser retangulares – a revisão dos rituais de 1996 seguiu essa determinação, não obstante tenha ficado faltando ajustar a forma do Altar dos Juramentos e o dos Perfumes (este último sem nenhuma serventia no REAA).
À vista disso é que os novos rituais de 2024 do REAA no GOB determinam o Alt∴ dos JJur∴ retangular, ou uma coluna truncada com caneluras.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
JUL/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário