Em 07.01.2024 o Respeitável Irmão Guilherme Cassiano, Loja Beneficente de São Lourenço, 1370, REAA, GOB MINAS, sem mencionar o Oriente, Estado de Minas Gerais, apresenta as questões seguintes:
CONFERÊNCIA E ESCOLTA.
Perguntas.
1 - Saco de Proposta e Informação: No momento de conferencia do saco de propostas e informações, o Venerável Mestre convida o Orador e o Secretário a assistirem a conferencia, e logo após eles retornam aos seus lugares. A dúvida que surge é a seguinte, ao se levantarem para assistirem a conferência, devem ficar à Ordem? E após o Venerável anunciar o número de colunas, eles devem aguardar o venerável solicitar que retornem aos seus lugares, ou podem voltar para suas mesas sem a necessidade de autorização do Venerável?
2 – Regularização: Notei que no Ritual 2024, foram acrescidas duas palavras importantes no ato de regularização, a primeira é onde diz que os dois Irmãos que acompanham o Mestre de Cerimônias, não portam espadas, vão desarmados fazer a recepção, e foi também escrito que o juramento se procede em Pé.
Gostaria de saber a explicação dos Irmãos estarem desarmados e do motivo do juramento ser em pé.
CONSIDERAÇÕES
Na questão da conferência da Bolsa de Propostas e Informações, o Orador e o Secretário, cada qual pelo seu lado, se aproximam do Altar ocupado pelo Venerável Mestre e assistem à conferência à Ordem (a Loja está aberta). Terminada a verificação e anunciado o número de colunas gravadas recolhidas, o Orador e o Secretário imediatamente voltam aos seus lugares. O Ven∴ Mestre não precisa ordenar seus retornos. Caso o espaço da Loja seja pequeno, o Orador e o Secretário, à Ordem, podem assistir a conferência, cada qual do seu lugar. Concluída e anunciada a conferência, ambos voltam a se sentar, sem a necessidade de o Venerável ordenar.
Na questão da Filiação, Regularização e Admissão de Membro Honorário, que se dá na Ordem do Dia de uma sessão ordinária, o Pavilhão Nacional já está hasteado dentro do Templo. Dessa forma, a escolta mencionada não precisa ser armada, basta que, para atender as formalidades, dois Mestres Maçons desarmados acompanhem o protagonista e o seu guia. Em segunda instância, pelas conjunturas hauridas do andamento do processo o Irmão que será filiado, regularizado ou agraciado é um conhecido do quadro. Em relação à genuflexão, ela só ocorre nos juramentos dos Grau (Aprendiz, Companheiro e Mestre) e nas respectivas consagrações (sagração do Candidato). Ocorre também na oração em favor do Candidato durante a Iniciação. Outros compromissos podem ser prestados em pé.
T∴F∴A∴
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http//pedro-juk.blogspot.com.br
JUL/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário