sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

ABORDAGEM NA COLETA

O Respeitável Irmão Nilson Alves Garcia, Loja Estrela da Serrinha, REAA, GOB-GO, Oriente de Goiânia, Estado de Goiás, solicita a seguinte informação:

ABORDAGEM NA COLETA


Após a coleta dos seis primeiros cargos obrigatórios, a
o se dirigir novamente ao Oriente o Oficial aborda os demais Irmãos do Oriente. Pergunta: Começa pelo Irmão Porta-Bandeira, ou primeiro aborda os ocupantes das cadeiras de honra no sólio se elas estiverem ocupadas?

CONSIDERAÇÕES.

Já escrevi bastante a respeito, sobretudo no que expõem os rituais do REAA\ do GOB.
Para que possamos dar uma resposta laudatória, independente do que eu já tenha escrito até então, menciono que após a coleta dos seis primeiros cargos obrigatórios, dos quais o último é o Cobridor Interno, o Oficial respectivo dando continuidade à coleta, se dirige ao Oriente para a coleta dos demais. Nessa oportunidade não existe ordem para a abordagem, senão aquela que determina que todos sejam abordados.
Nesse sentido, “recomenda-se” que se as duas cadeiras de honra (ambos os lados do Venerável) estiverem ocupadas, que o Oficial circulante dê continuidade à coleta a partir delas e posteriormente dos demais ao seu critério. Devo salientar que essa é uma recomendação e não uma regra, pois o ritual nada menciona a respeito.
Volto a ratificar: o que não deve ser executada é a coleta dos ocupantes das cadeiras de honra junto com a do Venerável.
Eu particularmente como maçom gosto da objetividade e da praticidade e esse deve ser o desiderato na execução da ritualística.
Por fim, caso eu tenha dado alguma resposta contraditória ao que vai aqui hoje escrito, recomendo que se desconsiderem as anteriores.


T.F.A.

PEDRO JUK



FEV/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário