segunda-feira, 23 de setembro de 2019

OFÍCIO DO EXPERTO E SUBSTITUIÇÃO DOS VIGILANTES


Em 02/07/2019 o Respeitável Irmão Wilson Marcos Pereira, Loja Ponta Porã, 2.303, REAA, GOB-MS, Oriente de Ponta Porã, Estado do Mato Grosso do Sul, solicita o seguinte esclarecimento:

OFÍCIO DO EXPERTO


Ciente do conhecimento detido pelo Irmão, cuja luz já se fez sobre a ignorância desse Irmão que lhe escreve, me dirijo ao Irmão para esclarecer uma dúvida sobre o trabalho do 1º Experto em Loja do REAA.
No tempo transcorrido desde minha iniciação, ocorrida em 19/03/2011, tenho procurado estudar os cargos que ocupo e as respectivas atribuições. Tendo ocupado anteriormente os cargos de Tesoureiro, Secretário, Chanceler, Mestre de Cerimônias e Orador, desta vez estou como 1º Experto da minha Loja e uma dúvida me ocorreu após ler o livro "Cargos em Loja" - Francisco de Assis Carvalho/9ª Edição, relativamente à substituição dos Vigilantes quando de suas ausências. Em minha Loja o 1º Experto substitui sempre o 2º Vig.'. em suas faltas ou quando ele substitui o 1º Vig.'. nas faltas dele.
Na leitura do livro em questão (página 148) encontrei o seguinte texto:
"O Primeiro Experto substitui o 2º Vig\ quando ele estiver ausente; do mesmo modo substitui o 1º Vig\, no mesmo caso, enquanto o 2º Vig.'. conserva seu Malhete."
Gostaria de obter, mais uma vez, a luz da sapiência do Ir.'. sobre essa dúvida com a qual me deparei.

CONSIDERAÇÕES

Em que pese toda a sabedoria no meu saudoso Irmão Francisco de Assis Carvalho, apelidado carinhosamente pelo também saudoso José Castellani de Xico Trolha, no tocante a essa substituição houve um equívoco nessa afirmativa descrita no seu livro. Lembro que chegamos a conversar a respeito e o Xico ficou de estudar o assunto e posteriormente fazer uma revisão, o que infelizmente não aconteceu.
Na ausência precária do 1º Vigilante, seu substituto imediato é o 2º Vigilante que, por sua vez, é substituído pelo 2º Experto.
Na realidade o substituto é sempre o 2º Experto, seja na ausência do 2º Vigilante por ter que preencher o cargo do 1º Vigilante ausente, ou mesmo pela ausência do próprio 2º Vigilante.
Essa tem sido a regra mais conhecida nas eventuais ausências.
A função do 1º Experto é a de trabalhar nas Iniciações, Elevações e Exaltações, tendo como seu auxiliar imediato, se necessário o 2º Experto, sobretudo quando ele assume as funções do Ter\ ou mesmo do Sacr\.
Cabe também ao 2º Experto examinar minuciosamente os visitantes desconhecidos, aplicando-lhes o telhamento no átrio se não estiver presente o Cobridor Externo.


T.F.A.


PEDRO JUK


SET/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário