Em 18.02.2022 o Respeitável Irmão José Antônio Wengerkiewicz, GOB-SC, sem mencionar o nome do Rito, Loja União 3ª Luz e Trabalho, 664, Oriente de Porto União, Estado de Santa Catarina, apresenta as questões seguintes:
LANDMARKS E INSTRUÇÕES DE APRENDIZ
Boa
tarde irmão Pedro, tudo bem? Em seu blog e em resposta a uma pergunta de
22.08.2020 sobre os Landmarks, observei que o GOB não utiliza mais os de Mackey.
Onde posso acessar a Carta Magna citada e que consta a informação? Também, por
gentileza me informe quantas e quais são as instruções para os irmãos Aprendizes.
CONSIDERAÇÕES.
A classificação dos Landmarks de Mackey não é mais mencionada como base
da Constituição do GOB. Por si só, isso já é o suficiente para demonstrar que os
Landmarks de Mackey não constituem mais o absoluto instrumental jurídico da
Obediência. Na verdade, isso ocorre porque boa parte dessas classificações não
são propriamente Landmarks, porém regras. É o que se verá no desenrolar desse
arrazoado.
Piauí, estava então presente naquela ocasião o Grão Mestre Geral do GOB, na época o Soberano Irmão Marcos José da Silva.
Naquela oportunidade ele, corrigindo uma colocação minha a respeito de
Landmarks, me informava que faz muito tempo que a classificação dos lindeiros de
A. G. Mackey não era mais a estrutura da Constituição gobiana.
O que de fato é um Landmark, sem dúvida é respeitado pela Carta Magna do
GOB.
Para melhor compreensão sobre o que de fato é um verdadeiro Landmark, aqui
me faço valer de alguns apontamentos que eu preparei para uma mesa redonda ocorrida
há algum tempo atrás. Nesse sentido, o conteúdo dessa minuta aborda não só a
classificação de Albert G. Mackey, mas também outras classificações como a de
J. G. Findel, de Albert Pike e de H. Roscoe Pound. Para organizar essa redação
me servi, na oportunidade, da obra
intitulada Analise das Constituições de Anderson
de autoria de José Castellani e Raimundo Rodrigues, Editora Maçônica A Trolha,
Londrina, 1995.
Segue abaixo o conteúdo dessa minuta que objetiva analisar algumas das
classificações, separando delas o que é de fato um verdadeiro “Landmark” e o que
é uma “regra”:
Minuta
- Landmark é uma palavra inglesa que literalmente significa marco, limite, etc.
Figuradamente constitui um ponto de referência e é esse o conceito que de fato
interessa para os nossos estudos.
Historicamente,
a palavra Landmark apareceu pela primeira vez na Moderna Maçonaria quando fora
feita a compilação dos Regulamentos Gerais em 1721 para a Primeira Grande Loja
em Londres e Westminster. Esses pontos acabariam sendo mais tarde incluídos na Constituição
de Anderson de 1723. Nela, o 39º e último dos regulamentos determina que “Cada
Grande Loja anualmente tem o poder de modificar esse Regulamento ou redigir um
novo em benefício da Fraternidade, desde que sejam mantidos invariáveis
os antigos Landmarks...”.
Vale a
pena destacar que na Assembleia Geral da Primeira Grande Loja, ocorrida em 25/11/1723,
o termo Landmark fora substituído elo vocábulo Rule, ou Regra,
como consta já da 2ª Constituição redigida em 1738. Nessa conjuntura é possível
concluir que “Regras” não têm a mesma conotação de “Landmarks”,
pois as Regras são escritas e podem ser alteradas, já os Landmarks (imemoriais,
espontâneos e universalmente aceitos) possuem caráter de cláusula pétrea. Isto
é, são imutáveis porque surgiram espontaneamente e se firmaram nas tradições,
usos e costumes da Francomaçonaria.
Considerando
que os Landmarks permaneceriam como fatores que regulam a atividade e o
comportamento ético dos maçons, eles então acabariam dissertados e
classificados por volta dos meados do século XIX. A partir daí muitas
classificações de Landmarks viriam aparecer, embora muitas delas não passassem
de regras e normativas. Até mesmo recomendações.
Em
maior ou menor número, as classificações passaram a ser questionadas se de fato
eram puros Landmarks ou eram apenas “regras” consagradas nas Constituições e
Regulamentos das Obediências maçônicas. A bem da verdade, a grande maioria
dessas classificações lindeiras acabou não resistindo uma análise mais crítica,
pois boa parte delas não possuem o caráter de antigos e verdadeiros limites universais
da Ordem (Landmarks).
Um
preceito básico que revela a autenticidade de um Landmark é a de que ele deve
ser imemorial, espontâneo e universalmente aceito. Nessa circunstância, ser
imemorial significa que um lindeiro (limite) deve ter antiguidade suficiente
para que não se possa estabelecer no tempo a sua origem. Ser espontâneo,
significa que um verdadeiro Landmark não tem autor. Deve ter sido gerado pelo seu
simples uso em uma comunidade ou corporação. Por fim, um Landmark deve ser universalmente
aceito, isto é, não deve pertencer apenas a uma determinada comunidade ou
corporação maçônica, porém de aceitação global.
Dentre
as dezenas de classificações existentes, é viável que pelo menos aqui, mesmo
que superficialmente, sejam analisadas quatro das principais classificações
mais conhecidas: a de Mackey, a de Findel, a de Pike e a de Pound.
As classificações
de Mackey.
Com 25
Landmarks segue a sua descrição e análise:
1º
Landmark - Métodos de Reconhecimento. Não
representa um verdadeiro Landmark porque os atuais métodos não são singulares
entre os ritos maçônicos, podendo ser encontrados modificados conforme os rituais.
Apesar de trazerem em comum algumas referências operativas, não se pode afirmar
que nos tempos do ofício eles eram exatamente como são conhecidos na atualidade
(no período operativo essas práticas eram transmitidas apenas oralmente – não há
registro).
2º
Landmark - Divisão em Três Graus. Não é um verdadeiro
Landmark. A Maçonaria primitiva só possuía duas classes de operários e não
graus especulativos. Os graus simbólicos somente seriam estabelecidos a partir
da existência da Primeira Grande Loja. O Grau de Mestre Maçom, inclusive, só
apareceria oficialmente na Segunda Constituição Inglesa, a de 1738.
3º
Landmark - Lenda do 3º Grau. Não é um
verdadeiro Landmark. A Lenda do 3º Grau somente passa a existir com o nascimento
do Grau de Mestre que fora criado em 1725 e estabelecido na Segunda
Constituição em 1738. Pela primeira vez a Lenda Hirâmica aparece em 1730 na
revelação The Masonry Dissected de Samuel Prichard. Alguns autores a consideram
como um Landmark moderno, contudo há divergências entre as vertentes latinas.
Não possui caráter de imemorabilidade. É uma “regra”.
4º Landmark
- Governo da Fraternidade por um Grão-Mestre. Não
se caracteriza como um Landmark. A figura do Grão-Mestre somente aparece em
1717 quando da fundação da Primeira Grande Loja em Londres e Westminster. Nela,
o Gentleman Ir∴ Anthony
Sayer foi o primeiro Grão-Mestre eleito. Ele era um Companheiro Maçom porque ainda
não havia o 3º Grau – portanto não é imemorial e nem espontâneo.
5º
Landmark - Prerrogativa do Grão-Mestre de dirigir os trabalhos nas Lojas. Não
é um Landmark. O cargo de Grão-Mestre apareceria somente em 1717 pelo
advento da fundação da Primeira Grande Loja – não é imemorial
6º
Landmark - Prerrogativa do Gão-Mestre de outorgar dispensa de prazo para a
concessão de graus. Não pode se classificado como
Landmark. Não é imemorial e nem espontâneo. Tem data de aparecimento e é um
dos fatores que inaugura a Moderna Maçonaria. É uma regra
7º
Landmark - Prerrogativa do Grão-Mestre de conceder dispensas para abrir e
manter novas Lojas. Não é Landmark. Idem ao nº 6
acima. É uma regra. Nos tempos primitivos não existia a figura do Grão-Mestre
8º
Landmark - Prerrogativa do Grão-Mestre de iniciar maçons com dispensa de cerimônias. Não
é um Landmark, é uma regra. Igualmente, nos tempos primitivos da Ordem não
existia a figura do Grão-Mestre.
9º
Landmark - A obrigação dos maçons se reunirem em Loja. É
um Landmark porque possui antiguidade. É imemorial, espontâneo e
universalmente aceito. A Maçonaria primitiva se reunia em Lojas (alojamentos e
oficinas de trabalhos).
10º
Landmark - Governo da Loja por um Venerável e dois Vigilantes. É
um Landmark. Idem ao 9º. Espontâneo, Imemorial e Universalmente Aceito. O
Mestre não era grau especulativo, mas um Companheiro experimentado escolhido
entre os profissionais. Era designado como Mestre da Obra, sendo sempre
auxiliado por dois Wardens, mais tarde denominados Vigilantes.
11º
Landmark - Obrigação de velar para que a Loja esteja coberta. É
um Landmark. O costume de cobertura é recomendável desde os tempos operativos.
Desde o sigilo do ofício. O segredo profissional. Origens do caráter iniciático
da Fraternidade.
12º
Landmark - O direito representativo do Obreiro nas Assembleias Gerais. Regras
da Moderna Maçonaria. Não é landmark. É uma regra da Moderna Maçonaria.
13º
Landmark - O direito de recorrer à Grande Loja das decisões da Loja – Não
é um Landmark, mas uma regra da Moderna Maçonaria.
14º
Landmark - O direito de visitação. Não é um Landmark. No
período operativo, por conta do sigilo aplicado negócios e à profissão, cada Guilda
de pedreiros cuidava dos segredos que envolviam os planos para desenvolver a
obra. Por conta disso, não havia costume de visitação como ocorre entre as
atuais Lojas especulativas.
15º
Landmark - O telhamento dos visitantes. Não é um Landmark.
Reconhecimento e exames para visitantes passam a ocorrer somente a partir do
período especulativo. No período do ofício, por conta do segredo e sigilo profissional,
não existia visitação. Não havendo visitantes, não há telhamento para
visitantes.
16º Landmark
- A proibição de uma Loja interferir nos assuntos de outra e de conferir graus
aos membros desta. Não é Landmark. Essas são regras
das Obediências que pertencem à Moderna Maçonaria.
17º
Landmark - Sujeição do Maçom às leis e regulamentos da jurisdição onde reside,
mesmo que não seja membro de alguma Loja. É
uma regra criada por Mackey. Não é um Landmark, por não se caracterizar
como imemorial e espontâneo.
18º
Landmark - A exigência que o candidato seja homem, não mutilado, livre de
nascimento e maior de idade. É um Landmark porque é
espontâneo, imemorial e universalmente aceito pelas Obediências maçônicas regulares.
Tradições, usos e costumes hauridos do período operativo da Francomaçonaria. As
condições profissionais da época exigiam a higidez física.
19º
Landmark - A crença em Deus. É um Landmark porque
possui raízes profundas na história das organizações de ofício medievais que
foram ancestrais da Moderna Maçonaria. A Francomaçonaria floresceu sob a
proteção da Igreja Católica. Na Moderna Maçonaria exige-se a crença em um Ente
Supremo que, de modo conciliatório é denominado o G∴ A∴ D∴ U∴.
20º
Landmark - A crença da imortalidade da alma. É
um Landmark e se relaciona com o 19º Landmark.
21º
Landmark - A presença das Sagradas Escrituras em todas as Lojas. Não
pode ser classificado como Landmark, ou pelo menos é discutível, porque o
uso da Bíblia não era presença física obrigatória nas velhas Lojas Operativas,
assim como também nas primeiras especulativas. No período operativo, um volume
da Bíblia não era comumente encontrado como nos dias atuais. A obrigatoriedade
do seu uso nas Lojas somente foi admitida a partir de 1740 com uma resolução da
Primeira Grande Loja. Antes disso pode se dizer que o uso da bíblia era
facultativo. Graças a isso é que a 1ª Constituição Inglesa é omissa nesse particular.
Cabe lembrar que na Maçonaria de Ofício a Loja era o recinto de trabalho
profissional (canteiro de obras das antigas igrejas e catedrais). Não existiam
lojas especulativas decoradas. Era um espaço imenso onde se desenvolviam os
trabalhos da construção.
22º
Landmark - A igualdade entre os maçons. Embora
até possa ser atualmente contestado devido a existência de cargos e graus, o
que parece tolher a igualdade irrestrita, mesmo assim é um Landmark, pois
a sua existência entre os primeiros maçons especulativos é imemorial e
universalmente aceita. No período operativo a igualdade é uma questão
controvertida e merece uma analise acurada.
23º
Landmark - O sigilo. É um Landmark por ser uma conduta
universalmente aceita. Já nos tempos primitivos guardava-se debaixo de sigilo
os planos e projetos da obra (segurança profissional). Atualmente o sigilo
permanece porque os trabalhos maçônicos são cobertos de olhos e ouvidos de não
iniciados, assim como entre os graus iniciáticos, por exemplo. O sigilo possui
uma relação intima com o segredo haurido da profissão e posteriormente dos
meios de reconhecimento.
24º
Landmark - O estabelecimento de uma ciência especulativa sobre uma arte operativa
e o uso de um simbolismo, notadamente tirado do Templo de Salomão, berço simbólico
da Franco-Maçonaria. Não é um Landmark, mas uma recomendação
e observação de Mackey. A Lenda do 3º Grau, que acompanha o grau de Mestre como
uma chave da grande iniciação, bem como o instrumental simbólico e decorativo, atualmente
é construído conforme os ritos especulativos que compõe a Moderna Maçonaria. De
objetivo único, sem dúvida, os métodos iniciáticos se diferem em alguns pontos
entre eles, o que dá para cada rito um ritual diferenciado do outro.
25º Landmark - A
inalterabilidade dos Landmarks precedentes; como são recebidos devem ser transmitidos
à posteridade. Não é um Landmark. A inalterabilidade
é uma regra criada pelo próprio autor da classificação, cujo objetivo talvez fosse
o de preservar o seu trabalho de compilação.
As classificações
de J. G. Findel.
Com 9
Landmarks segue a sua análise:
1º
Landmark - A obrigação de cada maçom professar a religião universal em que
estão concordes todos os homens de bem. Não é Landmark,
mas sim parte do texto da primeira das leis fundamentais da Constituição de Anderson
a qual se refere a Deus e a religião.
2º
Landmark - A inexistência, na Ordem, de diferenças de nascimento, raça, cor,
nacionalidade, credo religioso e político. Não
é um Landmark, mas uma recomendação ética. Nesse particular em muitas Lojas
os costumes se diferenciavam, chegando até a existir entre elas diferenças sociais.
Assim, não havendo universalidade, não é um verdadeiro Landmark.
3º
Landmark - O fato de o iniciado tornar-se membro da Fraternidade Universal, com
pleno direito de visitar as Lojas. Tema já analisado na compilação
de Mackey, não é um Landmark por não existir universalidade. A prática
da visitação é especulativa, portanto, mais recente.
4º
Landmark - A necessidade de, para ser iniciado, ser homem livre e de bons
costumes, ter liberdade espiritual, cultura geral e ser maior de idade. É um
Landmark. Analise semelhante à compilação 18 de Mackey. Embora seja em
alguns pontos prática questionável na atualidade, é considerado um Landmark
pelas circunstâncias inerentes à Maçonaria primitiva.
5º
Landmark - Igualdade dos Maçons em Loja. Tal
como analisado na compilação 22 de Mackey, é um Landmark.
6º
Landmark - A obrigatoriedade de solucionar todas as divergências entre maçons
no seio da Ordem, não os levando para fora. É
uma regra e não um Landmark. Retirada da sexta das Leis Fundamentais da
Constituição de Anderson é uma norma ética introduzida nas Constituições
Inglesas de 1723.
7º
Landmark - A necessidade de manter a concórdia, o amor fraternal e a tolerância;
e a proibição de levar, para a Fraternidade, questões sobre assuntos de
religião e política. Não é um Landmark. É um preceito ético
inserido no Livro das Constituições e se refere a Loja organizada. Discussão
política e religiosa está ligada ao modus vivendi e a preocupação da Primeira Grande
Loja londrina em não levar essas discussões para dentro da Loja. É uma
advertência; uma regra.
8º
Landmark - Sigilo sobre assuntos ritualísticos e todos os conhecimentos hauridos
por ocasião da Iniciação. Pela sua imemorabilidade (antiguidade),
espontaneidade e universalidade, é um Landmark.
9º Landmark - O direito de
cada maçom de colaborar no estabelecimento da legislação maçônica, direito de
voto e o de ser representado no Alto Corpo. Tal
qual a compilação 12 de Mackey, não é um Landmark. Trata-se e norma
introduzida na Moderna Maçonaria. Não possui antiguidade e nem espontaneidade.
As classificações
de Albert Pike.
Com 5
Landmarks segue a sua análise:
1º
Landmark - A necessidade dos Maçons se reunirem em Loja. É
um verdadeiro Landmark por ser imemorial, espontâneo e universalmente
aceito.
2º
Landmark - O governo de cada Loja por um Venerável e dois Vigilantes. É
um verdadeiro Landmark por se caracterizar como imemorial, espontâneo e
universalmente aceito.
3º
Landmark - A crença no Grande Arquiteto do Universo e numa vida futura. É
um verdadeiro Landmark por ser imemorial, espontâneo e universalmente
aceito.
4º
Landmark - A cobertura dos trabalhos da Loja. É
um verdadeiro Landmark por envolver silêncio e segredo. Costumes espontâneos,
imemoriais e universalmente aceitos.
5º Landmark - Proibição da
divulgação dos segredos da Maçonaria, ou seja, o Sigilo Maçônico. É
um verdadeiro Landmark por caracterizar os costumes maçônicos de só revelar
os seus segredos àqueles regularmente iniciados.
As classificações
de H. Roscoe Pound.
Com 9
Landmarks compilados, segue a sua análise:
1º
Landmark - A crença em Deus, o Grande Arquiteto do Universo. É
um Landmark. Conforme já analisado em outras compilações – imemorial,
espontâneo e universalmente aceito.
2º
Landmark - A crença na imortalidade da alma. É
um Landmark. Semelhante às compilações 19 e 20 de Mackey.
3º
Landmark - O Livro da Lei Sagrada com parte dos utensílios de uma Loja. Não é um verdadeiro Landmark. Semelhante
a 21ª compilação de Mackey, nos tempos primitivos não havia universalidade na sua
utilização.
4º
Landmark - A Lenda do 3º Grau maçônico. Fora
introduzida na Moderna Maçonaria no século XVIII quando do estabelecimento do
3º Grau. Não é imemorial e nem espontânea. Não é um verdadeiro Landmark. É
uma regra atrelada ao 3º Grau especulativo.
5º
Landmark - O sigilo maçônico. Como já mencionado, é um verdadeiro
lindeiro da Ordem.
6º
Landmark - O simbolismo da Arte da Construção. É
uma recomendação e não um verdadeiro Landmark. Não veio das Lojas
primitivas (de ofício), pois nelas não se falava em simbolismo.
7º
Landmark - A necessidade de o Maçom ser homem livre e de idade viril. É
um Landmark. Conforme já abordado em análises anteriores. No ofício o homem
devia ser livre no sentido de servidão. Atualmente, de modo especulativo, deve
ser livre dos entraves sociais.
8º
Landmark - O governo da Loja por um Venerável e dois Vigilantes.
Imemorial, espontâneo e universalmente aceito. É um verdadeiro Landmark. Nos
tempos primitivos a Loja (alojamento) era dirigido por um Companheiro experimentado
no ofício (o Mestre da Obra) auxiliado por dois Wardens.
O direito de visitação. Não
é um Landmark. Tal como a 14ª compilação de Mackey, essa é uma norma regulamentar
e não possui antiguidade nem espontaneidade.
Diante dessa superficial análise, é
possível notar que cada classificação adota um determinado número de
compilações, Albert G. Mackey com 25 compilações, das quais, mediante análise, foram
encontrados 7 verdadeiros Landmarks; para as compilações de J. G. Findel, com 9
Landmarks, foram encontrados três verdadeiros Landmarks; para as compilações de
Albert Pike, com 5 Landmarks, todos são verdadeiros Landmarks; para as
compilações H. Roscoe Pound com 9 Landmarks, foram encontrados 5 Landmarks.
De tudo, isso mostra aparentemente que
salvo as compilações de Albert Pike onde todas são verdadeiros Landmarks, nas
demais classificações observa-se que muitas delas não são Landmarks, porém
regras ou recomendações.
Desse modo não há como se generalizar as compilações,
em se afirmando que todas são verdadeiros Landmarks. Entretanto, nesse contexto
as Constituições das Obediências regulares foram construídas e formatadas respeitando
os verdadeiros Landmarks, mas para isso sem adotar essa ou aquela classificação,
justamente porque nas classificações, muitas dessas compilações não são
imemoriais, nem espontâneas e nem universalmente aceitas.
Acredito que mediante essas ponderações os
fatos que constituem os Landmarks fiquem mais compreensíveis.
Desse modo, na Moderna Maçonaria os
verdadeiros Landmarks são os elementos estruturais das Constituições Maçônicas
respeitado, obviamente o que é um lindeiro (limite) imemorial e o que é uma regra
criada para atender preceitos. Perceber essa diferença é fator básico no contexto
dessa discussão.
Ao concluir a primeira parte da sua
questão, vale lembrar também que os Landmarks não devem se confundidos
com as Old Charges, Antigas Obrigações encontradas nos velhos manuscritos
da Fraternidade.
No que diz respeito à sua segunda indagação,
sobre da quantidade de instruções para o 1º Grau, podemos dizer que no GOB as
oficiais estão presentes no Ritual respectivo e no Sistema de Orientação Ritualística
- SOR (Decreto 1784/2019 do Grão-Mestre Geral), enquanto que as complementares
não tenho como numerar a sua quantidade, pois além das instruções oficiais,
inúmeras outras podem se apresentar no contexto da liturgia, ritualística,
história e conhecimentos gerais sobre a Ordem, como por exemplo sobre administração
e legislação maçônica.
T.F.A.
PEDRO JUK
http://pedro-juk.blogspot.com.br
AGO/2022
Em tempo irmão Pedro, REAA.
ResponderExcluirMuito obrigado pela verdadeira aula.
Obrigado pela visita. Fraterno abraço.
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