quarta-feira, 31 de julho de 2024

ABERTURA DA LOJA E O NÚMERO MÍNIMO DE MESTRES

Em 27/10/2023 o Respeitável Irmão Luiz Maurício Sardinha Barreto, sem mencionar o nome da Loja, Rito Brasileiro, GOB-RJ, Oriente de Campos dos Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a seguinte questão:

 

NÚMERO MÍNIMO DE MESTRES

 

Aconteceu pela primeira vez em minha Loja de não termos 7 Mestres para abrir a sessão. Presentes estavam 5 Mestres e 5 Companheiros. Os irmãos iam chegando e assinando o livro de presenças.

Neste caso a sessão nem inicia e é cancelada a sessão? Começa a sessão até o momento em que se pergunta se há número legal e ali é cancelada? Faz-se um registro que não houve
sessão devido a número insuficiente? A página do livro de assinatura cancela?

 

RESPOSTA

 

Sem o número de sete Mestres Maçons não se abre a Loja, isto é, nem mesmo é formado o préstito de entrada. Assim, impreterivelmente segue-se o previsto no RGF, como abaixo descrito:

CARGOS SOMENTE PARA MESTRES MAÇONS - Art. 229 – Para o exercício de qualquer cargo ou comissão é indispensável que o eleito ou nomeado pertença a uma das Lojas da Federação e nela se conserve em atividade.

§ 1º– Os cargos são privativos de Mestre Maçom (o grifo é meu).

Quanto ao Livro de Presenças, inutiliza-se a página aberta nele redigindo uma nota informando que a sessão não fora aberta pela ausência de número mínimo de Mestres Maçons.

 

T.F.A.

 

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

JUL/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário