Em 20/10/2023 um Eminente Irmão Grão-Mestre Estadual do GOB apresentou a seguinte questão:
AUTORIDADE EXERCENDO CARGO NA LOJA
Eminente boa noite,
Sempre tivemos como certo que os paramentos de autoridades maçônicas ocupam qualquer outro em nossa liturgia, isso desde o início do século.
E isso prego a todos meus colaboradores, hoje o Irmão que ocupa o cargo de Adjunto de Relações Internas que te fez uma consulta e você determinou que ele use a faixa de eventual cargo sobre a faixa de seu paramento, isso não é um equívoco Eminente? Note que ele não vai ter nenhum dos dois paramentos completos, vai virar uma bagunça, isso não é o tipo de coisa que NÃO devemos mexer? Inclusive pela beleza da sessão, o que o Eminente me diz?
COMENTÁRIOS
Bom dia meu Eminente e estimado Irmão.
Veja, a minha justificativa é a de que a autoridade, exercendo um ofício em Loja, não deixa de se ser autoridade.Assim ele assume o cargo vestido com os paramentos de autoridade que lhes são de direito (avental, colar e joia). Contudo, naquele momento, ele é também o titular de um cargo em Loja.
Deste modo, ele é identificado como uma autoridade maçônica que se encontra exercendo também um cargo de Dignidade ou de um oficial nos trabalhos de uma Loja.
Vale considerar que o Mestre de Cerimônias, ao formar o préstito para ingresso no Templo, inicialmente veste, em todos os titulares de ofício, as suas respectivas joias.
À vista disso, sem que se fira à ritualística, nada impede o uso de dois colares e duas joias, pois uma identifica a autoridade e a outra o cargo que eventualmente ela esteja ocupando nos trabalhos de uma Loja.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
JUL/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário