sábado, 13 de julho de 2024

APLAUSOS PELA BATERIA E APLAUSO INCESSANTE

Em 17/10/2023 o Respeitável Irmão Décio Fraga Júnior, Loja Nilson Alves Garcia, REAA, GOB-GO, Oriente de Goiânia, Estado de Goiás, apresenta a dúvida seguinte:

 

APLAUSOS PELA BATERIA

 

Gostaria de mais uma vez dirimir uma dúvida. No SOR, grau de Aprendiz, no item 28, sobre aplausos.

Ficou entendido, mas surgiu essa dúvida:

Alguns irmãos estão em dúvida quanto em um final de tempo de estudos por exemplo, podemos aplaudir por palmas incessantes ou agora todo "aplauso" tem que ser pela bateria do grau?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

            Estas explicações, pertinentes à prática ritualística maçônica, aparecem o SOR, Sistema de Orientação Ritualística, para separar aquilo que é parte da liturgia iniciática daquilo que é corriqueiro e sem nenhum viés esotérico.

Assim, o “aplauso pela bateria” indica que a bateria do grau deverá ser executada por aplauso, ou seja, far-se-á a bateria do grau batendo a palma da mão direita na palma da mão esquerda, que fica parada. Esta é uma prática ritualística por revelar princípios inerentes a um determinado grau maçônico.

Aplausos incessantes nada tem a ver com “aplausos pela bateria do Grau”. Simples
aplausos têm apenas o efeito de aplaudir (ovação) alguém, ou alguma coisa, em uma demonstração ruidosa de aprovação. Estes aplausos não se atêm a princípios iniciáticos. São apenas gestos de contentamento em uma ocasião. A apresentação de uma peça de arquitetura, por exemplo, se merecer aplausos, será aplaudida por palmas incessantes, nunca pela bateria de um grau.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

JUL/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário