quarta-feira, 31 de julho de 2024

PALAVRA DE PASSE - QUANDO A SOLICITAR?

Em 27/10/2023 o Respeitável Irmão Moacyr Dutra Júnior, Loja Cruzeiro Fluminense, REAA, GOB-RJ, Oriente de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro, faz a pergunta seguinte:

 

PALAVRA DE PASSE

 

O ritual de Companheiro na página 88, descreve a Pal de Pas e diz que o momento de a dar é ao entrar em Loja. Por outro lado, na instrução dos pp do Gr, é passado os c pp e após deve-se cumprimentar as Luzes. (Não fala em dar a Pal de Pas). Gostaria da sua interpretação, se a Pal de Pas é dada ao entrar em Loja e após, fazer os pp do gr ou se dá a palavra após a conclusão dos pp do gr.

 

CONSIDERAÇÕES:

 

Primeiramente eu gostaria de informar ao Irmão que tudo isso já se encontra corrigido no SOR – Sistema de Orientação Ritualística, que é um instrumento de orientação e correção dos rituais e que se encontra hospedado na página oficial do GOB a disposição dos Irmãos. O SOR foi criado pelo Grão-Mestre Geral pelo Decreto 1784/2019 e publicado no Boletim Oficial do GOB sob o nº 31, em outubro de 2019.

              Nesse particular, destaco que o SOR foi preparado para atuar sobre os conflitos e erros existentes nos rituais vigentes, lembrando que um dos ofícios do Grão-Mestre Geral é ser o guardião dos rituais do GOB, portanto ele pode editar Decretos sobre os rituais que estão sob a sua guarda a qualquer momento, se julgar necessário.

Dito isto, os elementos citados na sua questão já se encontram corrigidos no SOR. Assim, a Pal. de Pas somente é solicitada (pelo 2º Exp), quando um Irmão desconhecido, ainda no átrio, pedir ingresso no Templo – a Pal de Pas nunca é transmitida dentro, mas próximo à porta, pelo lado de fora do Templo.

Assim, esta prática não tem nada a ver com a entrada formal em Loja pela Marcha do Grau. Neste caso, o protagonista, depois de ter concluído os passos do Grau, saúda às Luzes da Loja na forma de costume, sem que seja utilizada, nesse instante, a Pal. de Pas∴.

Deste modo, reitera-se: a Pal de Pas somente é solicitada pelo examinador a um irmão desconhecido que pede para ingressar no Templo durante os trabalhos. Nunca a Pal de Pas deve ser transmitida dentro da Loja, a despeito de que ela foi instituída como um artifício velado de passagem de quem vem de fora para dentro.

Todos estes elementos, já corrigidos pelo SOR, farão parte do novo ritual de Companheiro do REAA que virá em 2024.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

JUL/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário