Em 01.08.2024 o Respeitável Irmão João Jonas da Costa Júnior, Loja Estrela do Rio Formoso, 3036, REAA, GOB-MS, Oriente de Bonito, Estado de Mato Grosso do Sul, apresenta as questões seguintes.
ALDRAVA E TERNO COM LISTRAS
Estou com algumas dúvidas e preciso de sua orientação, por favor:
1. Podemos usar aldrava na porta do templo ou as batidas do grau tem que ser com a mão fechada apenas, sem qualquer tipo de dispositivo?
2. O terno e a camisa do traje têm que ser lisos ou podem ter listras na cor (terno com listras pretas e camisa com listras brancas)?
CONSIDERAÇÕES:
Aldrava[1] - Não vejo problemas, desde que nos momentos antevistos pelo ritual a bateria seja dada conforme o que nele estiver previsto - com o punho cerrado, ou com o punho da espada. Ocasiões em que não se façam necessárias estas observações, nada impede bater à porta se utilizando da aldrava.
Listras - Deixando de lado os excessos de preciosismo, se as listras forem discretas, pouco perceptíveis, é aceitável. No entanto, alerta-se: o mais recomendável é que a vestimenta seja literalmente preta ou azul marinho, como está previsto no Ritual.
T.F.A.
PEDRO JUK
http://pedro-juk.blogspot.com.br
FEV/2025
[1] Aldrava - Argola ou maça de metal com que se bate às portas, chamando a atenção de quem está dentro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário