Em 12/05/2017 o Respeitável Irmão
Osni Adres Lopes, Triângulo Maçônico Colunas da Harmonia, 301, sem mencionar o
nome do Rito, Grande Oriente do Paraná, Oriente de Congonhinhas, Estado do
Paraná, formula a seguinte questão:
RITO MAIS PURO.
O Trabalho de Emulação pode ser
considerado o primeiro (e mais 'puro') sistema ritualístico?
CONSIDERAÇÕES.
Eu não diria o mais “puro”, entretanto um dos
que mais conserva a tradição desde a sua consolidação com a Improvement Lodge em 1.823.
Em termos de maçonaria anglo-saxônica o
assunto me parece bastante relativo no que se possa considerar pureza e
antiguidade de costumes, até porque existe nela a história entre os Antigos e
os Modernos, além da prática muito particular do ofício na Escócia. Nesse
sentido, cada qual buscou (e ainda busca) autenticidade para o seu formato
litúrgico na Moderna Maçonaria.
No final das escaramuças entre os Antigos e
os Modernos, com a consolidação do Ato de União em 1813 e a fundação da Grande
Loja Unida da Inglaterra, os costumes das duas Grandes Lojas rivais se adequariam
pela Loja de Reconciliação e por fim a de Promulgação.
Há que se considerar que dentro do Craft
inglês existem inúmeras formas de trabalho, não só o de Emulação, a exemplo do
Humber, Sussex, West End, Bristol, Taylor’s, etc. Não se poderia também olvidar
dentro dessa vertente, das Lojas Azuis norte-americanas cujo Craft pratica o
sistema Antigo inglês – também conhecido como Rito de York americano.
Estudar a pureza de práticas maçônicas, a meu
ver, se faz necessária uma profunda observação e catalogação acadêmica dos
documentos, dos fragmentos, catecismos e obrigações desde o século XIII, bem
como mais tarde as obras espúrias já no século XVIII. Isso na verdade nem
sempre foi considerado pelos ritos quando da sua profusão dentro da Moderna
Maçonaria.
Por outro aspecto, se a consideração for
tomada sob o ponto de vista das vertentes latina e anglo-saxônica, certamente
essa última é mais conservadora, mas isso não empana a seriedade de trabalho de
outrem, desde que se dê sentido às propostas maçônicas de aperfeiçoamento
humano que suportam a Maçonaria Simbólica. Nessa concepção não ficariam de fora
os costumes culturais e sociais, pois cada rito da Moderna Maçonaria traz na
sua alma essa importante influência.
Por fim, na questão da liturgia e
ritualística eu diria que a sua origem mais pura está nos antigos catecismos
(muito divulgados pelas exposures).
Assim numa avaliação mais criteriosa dos ritos maçônicos, há que se levar em
conta àqueles que mais conservam as tradições, usos e costumes da autêntica Maçonaria,
e desses, sem dúvida, o Trabalho de Emulação têm sido um dos dignos representantes.
T.F.A.
PEDRO
JUK
JUNHO/2017
Muito satisfeito com a atenção e as considerações, sou-lhe grato!
ResponderExcluirFraternal abraço.
Do mesmo modo eu lhe agradeço pela visita no meu blog.
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