segunda-feira, 6 de novembro de 2017

QUESTÕES SOBRE O USO DE MEDALHAS MAÇÔNICAS

Em 16/08/2017 o Respeitável Irmão Leutério Luiz de Lara, Loja Palmeira da Paz, sem mencionar o nome do Rito, GOB-SC, Oriente de Blumenau, Estado de Santa Cataria, apresenta as questões seguintes:

MEDALHAS MAÇÔNICAS


Recebi a incumbência de pesquisar qual é o uso correto das diversas medalhas, ou seja, quais devem ser usadas e em que parte do traje maçônico devem ser colocadas, respeitada a ordem de precedência, etc.
Nada encontrei a respeito, salientando que a Lei nº 088, de 21/09/2006, que alterou o regime de recompensas, não faz qualquer menção a tais pontos.
Preciso de respostas para os seguintes questionamentos:
1. É possível usar todas as medalhas ao mesmo tempo, como a de "Benemérito da Ordem", "Grande Benemérito da Ordem", "Estrela de Distinção Maçônica" e a medalha distintiva de "Instalação de Venerável"?
2. Qual a ordem de colocação das medalhas no peito? 
3. No lado direito ou esquerdo do peito?
4. É possível usar tais medalhas ou algumas delas no avental?
5. Em que datas/sessões posso ou devo usar tais medalhas?
Por ventura, o Irmão conhece algum documento oficial expedido pelo GOB regulando o uso correto das medalhas?
Há um manual orientativo?

CONSIDERAÇÕES.

Embora legal, eu penso ser constrangedor que numa escola de virtudes, como a Maçonaria, onde cultivamos a humildade, se tratar de assuntos desse quilate.
Mas como os homens são perfectíveis, vejamos no que eu posso lhe ajudar.
  1. Se é possível ou não, acho que isso fica ao critério do detentor dessas distinções. Sob a minha óptica eu entendo que bastaria o usuário trazer consigo apenas aquela de mais alta distinção.
  2. Como eu entendo que se deveria usar apenas a de mais alta distinção, penso que essa pergunta fica prejudicada.
  3. Pelo que eu tenho visto, é comum o seu uso na lapela esquerda do bolso do paletó, embora existam aquelas que ficam apensas em uma fita tipo colar que envolve o pescoço.
  4. O avental maçônico é indiscutivelmente um dos maiores símbolos maçônicos. Sem ele o maçom não ingressa nos trabalhos de uma Loja. Avental não foi feito para nele se pendurar medalhas.
  5. Geralmente os detentores dessas distinções usam-nas nas Sessões Magnas. Mas, via de regra, isso não é obrigatório.
Por eu não me preocupar e nem ser simpático a essas práticas, consequentemente eu desconheço se existe algum diploma legal ou um manual que trate desses pormenores, até porque eu uso na Loja apenas as minhas insígnias maçônicas – avental, colar e a respectiva joia.
Respeitando as opiniões e gostos alheios, são esses os meus econômicos comentários.
E.T. – Nada contra as condecorações e distinções maçônicas e nem contra aqueles que as recebem. Receber um reconhecimento é gratificante. Porém, o que o maçom não precisa é tocar trombetas pelos seus feitos e merecimentos.

T.F.A.

PEDRO JUK


NOV/2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário