domingo, 16 de dezembro de 2018

ILUMINAÇÃO DOS ASTROS E ESTRELAS NA ABÓBADA


Em 22.09.2018 o Respeitável Irmão Marcelo Guazelli, Loja Fraternidade VII, 479, REAA, GORGS (COMAB), Oriente de Caxias do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta a questão seguinte:

LUZES NA ABÓBADA CELESTE


Durante uma sessão de Aprendizes, no REAA, é costume (ou hábito, ou fato corriqueiro nas lojas da região) que, após as luzes da abóbada celeste ser acesas, iluminando o templo, que as LÂMPADAS que representam as estrelas, planetas e lua sejam desligadas, considerando-se que simbolicamente estaríamos trabalhando "de dia".
Nos rituais não consta nada a respeito, tampouco que as estrelas, planetas, lua e sol possuam iluminação. Então, seria uma dedução, pois, afinal, durante o dia, esses astros não são observados.
Seria correto no seu ponto de vista apagá-las e voltar a acender somente na "noite" ao encerramento dos trabalhos?

CONSIDERAÇÕES.

Originalmente, nada disso é previsto no REAA\. Como característica de ter a abóbada decorada, ela é simplesmente decorada com estrelas e planetas, porém sem que para ela exista iluminação pontual relativa a esses astros e estrelas.
Ocorre, entretanto, que com a modernidade na construção, muitos decoradores passaram a implantar decorações mais esmeradas para o teto que no templo representa o firmamento. Com isso, adquiriu-se o costume, mas não obrigatório, de iluminar individualmente a decoração estelar – note que a maioria dos rituais nem sequer mencionam esse tipo de iluminação.
A despeito disso, é bom que se diga que esse tipo de iluminação é até admissível, mas sem exageros, destacando-se principalmente que o acendimento e o apagar desses elementos iluminados não possuem, sob nenhuma hipótese qualquer significado simbólico.
Como não existe nenhuma liturgia inerente à iluminação de astros e estrelas da abóbada, também não existem momentos apropriados para se fazer esse iluminamento.
Propriamente, no que se refere o Irmão na sua questão, esse apagar e acender de luzes decorativas da abóbada é inadmissível, pois além de possuir um caráter inventivo, repito, nem é mencionada no ritual.
Assim, as abóbadas que porventura sejam decoradas com esse particular, devem estar acesas antes do início dos trabalhos, sendo desligadas somente após término da sessão. Qualquer outro apagar ou acender de luzes no ambiente do templo, só se dará se o ritual assim determinar – é o caso, por exemplo, do faça-se a Luz durante a cerimônia de Iniciação, ou num determinado período dentro da cerimônia de Exaltação.
Concluindo, sem excessos de preciosismo, a alegoria do Meio Dia e da Meia Noite, embora sugestiva nesse caso, não comporta nela acendimento de luzes nos elementos componentes da abóbada decorada.



T.F.A.

PEDRO JUK

DEZ/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário