domingo, 16 de dezembro de 2018

ALTERAÇÃO NO ESTANDARTE DA LOJA - HERÁLDICA


Em 25.09.2018 o Respeitável Irmão Gilberto Canhadas, Loja Lotus 2211, A Justa, sem GOB, REAA, Oriente e Estado de São Paulo, apresente a dúvida seguinte:

ALTERAÇÃO NO ESTANDARTE.

 
Acontece que no verso do estandarte da Loja consta o nome dos dez fundadores da mesma em 1983. Na mesma data, embora não conste como fundador, um Irmão participou da mesma, foi Venerável Mestre, participou de forma ativa até 2008, quando de sua passagem ao Oriente Eterno. Foi aprovada, por unanimidade, a inclusão de seu nome, no verso do estandarte como homenagem. Pergunta-se: a Loja é soberana para aprovar modificação acima? Caso contrário, qual a norma legal que proíbe tal alteração?

CONSIDERAÇÕES.

Costume herdado das agremiações de ofício da Idade Média, na Moderna Maçonaria o Estandarte continua a ser a insígnia que identifica a Loja como uma corporação maçônica.
Nesse sentido, cada Loja tem o seu Estandarte, cujo símbolo geralmente fica desfraldado num lugar específico dentro da Sala da Loja durante a realização dos trabalhos maçônicos. Alguns ritos, inclusive, tem um oficial, cujo ofício é o de conduzir esse lábaro distintivo – no REAA ele é denominado o Porta-Estandarte.
A adoção consuetudinária de um Estandarte numa Loja maçônica geralmente se dá desde a sua fundação e regularização numa Obediência, oportunidade em que ela apresenta a heráldica da sua insígnia maior (Estandarte) condizente com o seu título distintivo. Nesse sentido, oficialmente cada Estandarte possui a sua história e é o instrumento figurado que identifica a Loja.
Muitas Obediências, como é o caso do GOB, possuem até um ritual específico para a ocasião da honrosa consagração e entrega desse lábaro.
Não obstante todo o significado e a importância desse emblema, em havendo razão para tal, alterar o seu Estandarte é prerrogativa da Loja, desde que sejam cumpridas as formalidades legais (desejo da maioria do seu quadro por votação).
Obviamente que essa decisão, se aprovada na Loja, será comunicada à Obediência, o que normalmente acontece na ocasião em que é apresentada a justificativa para uma nova consagração e entrega do lábaro alterado.
Baseado nessas conotações, não de modo laudatório, é que coloquei essas considerações a respeito.

P.S. – O Ritual que traz a Consagração e Entrega de Estandarte, no Grande Oriente do Brasil se encontra no volume de Rituais Especiais (sessões exclusivas) para as Lojas da Federação em vigência, Edição 2016, instituída pelo Decreto 1506/16.


T.F.A.

PEDRO JUK

DEZ/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário