quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

INGRESSO NO ORIENTE. COM QUAL PÉ?


Em 01.10.2018 o Respeitável Irmão Marcelo Ciesilski, Loja Mandaguari, 167, GOP (COMAB), REAA, Oriente de Mandaguari, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão:

INGRESSO NO ORIENTE. COM QUAL PÉ?

Fui questionado que ao entrar ao oriente e ao sair do oriente, devemos usar sempre o pé esquerdo primeiro, porém nunca li nada sobre isto, gostaria que sanasse está dúvida.


CONSIDERAÇÕES.

Pois é, o Irmão, por certo você nunca leu nada sobre isso porque isso simplesmente não existe. Aliás, quem lhe questionou é quem deveria lhe explicar a razão do exercício dessa bobagem.
Talvez por vivermos na Maçonaria latina, invenções nela é que não faltam, todavia quando pedimos explicações sobre essas inferências ninguém se apresenta para dá-las. É bem verdade que até existem “autores” que, no ímpeto de expor as suas crenças particulares, acabaram expressando práticas que não condizem com a razão aplicada pela Maçonaria. Algumas dessas ideias até chegaram a ingressar em rituais anacrônicos.
Assim meu Irmão, essa de ingressar com esse ou com aquele pé é mera invencionice. Portanto, aquele que em deslocamento se dirigir ao Oriente, nele ingressará pelo seu lado nordeste sempre vindo da Coluna do Norte e andando normalmente. Não há para tal nenhuma norma que indique qual o pé que por primeiro se deva ingressar. Do mesmo modo, em retirada, não existe também nenhuma regra que indique alguma obrigatoriedade nesse sentido. Naturalmente quem sai do Oriente o faz sempre pelo lado sudeste em direção da Coluna do Sul – com qual pé se deva por primeiro descer não importa.
Quanto aos inventores e os questionadores, eles que justifiquem com razão, propriedade e convencimento o porquê das suas ilações.
Por fim devo expressar que os comentários acima estão de acordo com a tradição, usos e costumes do Rito. Se porventura houver rituais em vigência que se expressem ao contrário, cabe então aos seus autores dar uma justificativa plausível sobre o fato. Com isso não estou induzindo ninguém a desrespeitar um ritual.


T.F.A.

PEDRO JUK


DEZ/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário