quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

TRANSMISSÃO DA PALAVRA SAGRADA - IDA E VOLTA?


Consulta feita à minha pessoa através da Secretaria de Orientação Ritualística em dezembro de 2018 por um Respeitável Irmão pertencente a uma Loja praticante do REAA, GOB.

TRANSMISSÃO DA PALAVRA.

 
Qual o motivo de no Rito Escocês a Palavra Sagrada ser enviada duas vezes por ocasião dos trabalhos pelo Venerável Mestre, inclusive antes de solicitar ao Primeiro Vigilante para fechar a Loja, sem que a mesma tenha retornado ao Venerável Mestre, pois a Palavra já estava com o Primeiro Vigilante.

RESPOSTA:

Não se trata da palavra "ir" e "voltar", mas de dois procedimentos distintos como se explica a seguir:
Na abertura sua transmissão significa que, em sendo ela comunicada corretamente, então tudo está preparado justo e apto para que os trabalhos se iniciem regularmente. Já ao final, essa mesma transmissão, se estiver sido comunicada a contento, ela representa alegoricamente que houve proveito dos trabalhos realizados pela Loja.
Há que se entender que nos trabalhos litúrgicos de uma Loja especulativa o objetivo principal é o de moldar o homem de acordo com as exigências da Arte. Para falar a verdade, esse costume rememora as práticas operativas do passado quando antes do início dos trabalhos (abertura da Loja) os cantos da construção eram por primeiro aprumados e nivelados (preparados) para a elevação das paredes. Concluída aquela etapa do trabalho (encerramento) conferia-se por fim se o serviço houvera transcorrido nos conformes. Em assim sendo, os obreiros eram merecidamente recompensados com o salário e despedidos contentes e satisfeitos.
É essa a origem simbólica do termo "justo e perfeito" na Maçonaria Especulativa. Ratifico: nada disso representa ida e volta da palavra, pois sempre é do Venerável a emblemática iniciativa de mandar conferir o serviço, tanto no seu início como no seu final, isto é, esse ato litúrgico sempre se inicia por ele.
Nesse sentido, a Maçonaria Especulativa, particularmente no REAA, rememora essa prática utilizando-se simbolicamente da transmissão de uma palavra que, estando ela "justa e perfeita" representa que todos estão aptos para o exercício do seu ofício no canteiro especulativo (Loja). Do mesmo modo, ao encerramento a Loja só será regularmente fechada se a transmissão dessa palavra tiver se dado de maneira satisfatória, isto é, "justa e perfeita". Isso pode ser perfeitamente conferido em se observado o ritual onde o mesmo menciona a ritualística da abertura e do encerramento dos trabalhos.
Mais explicações a respeito poderão ser encontradas no Blog do Pedro Juk em Perguntas e Respostas - http://pedro-juk.blogspot.com.br


T.F.A.

PEDRO JUK

DEZ/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário