quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

ABREVIATURA MAÇÔNICA III


Em 01.10.2018 o Irmão Robert Nicholas, Loja Dr. Germano Costa, 2.349, REAA, GOB-RN, Oriente de Natal, Estado do Rio Grande do Norte, solicita o seguinte esclarecimento:

ABREVIATURA

Gostaria de saber qual é a abreviação correta para companheiro? C, CM ou COMP?

RESPOSTA.

Para os ritos latinos que utilizam a tri pontuação em forma de um delta (\), a abreviação, nesse caso, pode se dar pela simples grafia de uma letra inicial acrescida dos três pontos, ou a mais tradicional que é aquela que interrompe a palavra numa consoante, se ela possuir, seguida da tri pontuação.
Assim, respondendo a sua questão, a palavra “Companheiro Maçom”, se abreviada apenas nas iniciais, apresenta-se grafada como C\M\, enquanto que a utilizada nos conteúdos textuais, que é aquela geralmente abreviada numa consoante, se apresenta escrita como Comp\ Maç\.
Por óbvio, não raras vezes essas abreviaturas se igualam entre palavras, todavia a sua diferenciação e significado deve ser constatada no contexto de uma frase ou de uma oração. Exemplo, Comp\ = Companheiro; Comp\ = Compasso.
Por outro lado, é oportuno mencionar que esse tipo de abreviação, a dos três pontos em forma de delta, não é unânime na sua utilização por toda a Maçonaria Universal. Como já mencionado, essa abreviação é mais comum na Maçonaria de vertente latina e praticamente desconhecida no Craft (Maçonaria anglo-saxônica).
Destaque-se que esse costume acabou permanecendo mais por tradição do que como um modo eficiente de resguardar algum segredo no significado de uma escrita. Nesse sentido, infelizmente muitos Irmãos, sem se aperceber, exageram na utilização dessa abreviação tri pontual transformando os textos num amontoado de palavras truncadas sem que isso seja eficiente no tocante à discrição.
De mais a mais, alguns autores fantasistas, vislumbrando simbologia temerária, acabaram escrevendo verdadeiros absurdos abeirados de imaginação e fantasias relacionados aos três pontos distribuídos de modo triangular. Na realidade esses três pontos nada têm de simbolismo iniciático, senão o de serem um modo característico de se abreviar palavras, cujo costume fora haurido de um passado em que o segredo era necessário e muitas vezes, inclusive, servia para privar a Ordem de perseguições dos seus inimigos.
Exageros a parte, essa tripontuação se mantém mais como tradição do que como um meio eficiente para ocultar o significado de textos e/ou palavras dos não iniciados.


T.F.A.

PEDRO JUK


DEZ/2018

2 comentários:

  1. Caro Irmão Pedro Juk! Fico.Muito Agradecido Pela Resposta Bem Esclarecida.TFA e... o nome da Loja a qual pertenço,é Loja DR.PEDRO GERMANO COSTA!

    ResponderExcluir