sábado, 8 de dezembro de 2018

NÚMERO DE CANDIDATOS NA INICIÇÃO


Em 16/09/2018 o Respeitável Irmão Arilton Barreiros Souza, Loja Cidade Azul, 2.779, REAA, GOB-SC, Oriente de Tubarão, Estado de Santa Catarina, apresenta a seguinte questão:

NÚMERO DE CANDIDATOS


Bom dia. Gostaria de saber sua opinião sobre uma loja fazer 3 iniciações em um ano com 14, 8 e 10 profanos.

CONSIDERAÇÕES.

Dentre outras coisas, eu acho um desrespeito ao Ritual e às recomendações do GOB.
Nesse particular, menciona o ritual em vigência do REAA\ (rito pertinente à questão) na sua página 95 e segundo parágrafo: “Recomenda-se não iniciar mais de três candidatos em uma única Sessão Magna, sendo o ideal um só candidato, dada a importância para o nascimento do Maçom (o grifo é meu).
Provavelmente as Lojas que desrespeitam essa recomendação não estão lá muito preocupadas com a importância que merece o nascimento de um maçom. Iniciações feitas a granel são dignas mesmo é de serem comparadas com um mercado de peixe.
Preferencialmente a Iniciação, para ser vivida e sentida, deveria ser realizada individualmente, entretanto, em se procurando adequações para os tempos modernos, o ritual admite até três candidatos de uma só vez, não mais do que isso. Agora, extrapolar ao recomendado é, no meu modo de entender, fazer pouco caso para com uma data tão importante para a Sublime Instituição – o dia de uma Iniciação.
Como nos parece que sugestões e recomendações não são às vezes levadas a sério por parte de alguns, eu penso que a Obediência deveria então não receber comunicações de Iniciação quando essas ultrapassassem ao que está recomendado no ritual. Aliás, até para não parecer conivente com esses “mercados de peixe”, acredito que a Obediência nem deveria expedir autorizações para Iniciação além do número recomendado, sujeitando-se à expedição de outras autorizações (placet) somente na medida em que as cerimônias pertinentes fossem sendo realizadas – nesse caso, não mais do que três por cada Sessão Magna.
Por entender que a liturgia iniciática deve ser antes de tudo respeitada, e por também entender que em Maçonaria quantidade não traz a qualidade, essa é a minha opinião.

T.F.A.

PEDRO JUK

DEZ/2018

6 comentários:

  1. Já vi absurdos, mas certamente esses superam os que presenciei em minha curta vida maçônica... Três profanos iniciados ao mesmo tempo já acho exagero, concordo contigo que UM é o ideal e suficiente. OITO? DEZ? QUATORZE? Data maxima venia, taí o porque de a Sublime Ordem não ser mais a mesma... Seria muito interessante a Obediência acompanhar a vida maçônica dos obreiros e as atividades desta loja com especial atenção. TFA.'.

    ResponderExcluir
  2. Amados Irmãos, No RGF.'. e na Constituição do GOB.'. diz que só é permitido a Iniciação de três candidatos,então, após ter sido solicitado pela Loja o *PLACET DE INICIAÇÃO* de um número irregular de candidatos,porquê o GOB.'. envia os referidos * PLACET'S * para as Lojas????

    ResponderExcluir
  3. SOBRE A BÍBLIA
    O Livro da Lei, com muitos textos metafóricos que já não faziam sentido no tempo em que foram escritos e que perderam a sua significação na atualidade. Merece o meu respeito, como uma obra literária, como patrimônio cultural da humanidade; mas, o vejo como um livro comum e mal escrito sem inspiração divina e que fala em canibalismo dos próprios filhos que reflete a cultura do povo que o escreveu e sem nenhuma importância para a vida moderna. Como posso acreditar num livro sangrado dito sagrado que diz em Levítico: 26:29: “Comereis a carne de vossos filhos e de vossas filhas”. Juízes e alguns outros livros apresentam um Deus simplesmente psicótico e perverso, além do que o programa de saúde do Levítico é de uma ignorância digna do seu tempo.
    A Bíblia (ou outro livro dito sagrado como o Talmud, Alcorão, “Bhagavad-Gita”...), esse ornamento e utensílio simboliza a iluminação da Loja, ou seja, a Loja não se encontra mais em trevas. O Livro da Lei juntamente com o esquadro e o compasso significavam as Três Grandes Luzes da Maçonaria. Ela está sob a influência de um poder iluminado, energia cósmica, a concentração espiritual serve para invocar a benção do Grande Arquiteto do Universo. O ato de abertura do Livro da Lei varia de acordo com o grau em que a Loja está trabalhando e a leitura não é uma prática universal. Outros ritos, entretanto, apenas abrem o Livro sem nele efetuar qualquer leitura, enquanto que outros ainda, apenas o mantém a vista de todos, mas fechado.
    “A Maçonaria ensina, defende e propaga que a sociedade, e de modo particularíssimo o Estado, não só não deve ter oficialmente nenhuma religião, mas deve excluir e eliminar do ambiente público tudo quanto se relacione diretamente com qualquer religião".
    Nos Estados Unidos, o único presidente que não fez o juramento de posse com a mão em uma Bíblia foi Theodore Roosevelt (1901-1909), de acordo com os registros oficiais do Arquiteto do Capitólio. John Quincy Adams (1825-1829), em sua posse, de acordo com cartas escritas pelo mesmo. O mesmo colocou a mão em um volume de Direito Constitucional ao invés da Bíblia (Livro da Lei) para indicar a quem pertencia sua lealdade. (na verdade, não há provas concretas de que os primeiros presidentes americanos usassem uma Bíblia para o juramento). Mas, de qualquer modo, ele estava correto, pois é irônico jurar dizer a verdade sobre um livro repleto de erros, mitos, ficções e crueldades (Salmos 137:9).


    No lugar de livros religiosos, inclusive da Bíblia, o Grande Oriente da França (Rito Moderno) adota o Livro das Constituições.

    Fraternalmente,
    Oiced Mocam
    Ir.: Adormecido e Livre Pensador Ateu
    Or.: de Porto Alegre/RS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua participação. Respeitosamente aqui todos têm o direito de expressar a sua opinião. T.F.A.

      Excluir