segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

A EXPRESSÃO "SOB MALHETE"

 

Em 18/07/2020 o Respeitável Irmão Fábio Martins, Loja Caridade e Sigilo, 11, REAA, GLEB (CMSB), Oriente de Teixeira de Freitas, Estado da Bahia, formula a seguinte pergunta:

 

SOB MALHETE
 

Mais uma vez recorro ao seu conhecimento. Irmão, até já encontrei umas explicações, porém desde minha iniciação que acompanho e aprendo muito com suas pontuações sobre os assuntos da ordem. Minha dúvida é sobre a expressão "deixar sob o malhete". Desde já te agradeço muito por sua atenção.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Antes algumas definições. Malhete: substantivo masculino – em Maçonaria designa um pequeno malho, geralmente construído em madeira, que é utilizado pelos Venerável Mestre e pelos Vigilantes. Simboliza antes de tudo a autoridade das Luzes de uma Loja ao tempo que distingue aqueles que dirigem os trabalhos. Sob: preposição. Do latim
sub – de maneira geral dá ideia de posição de alguma coisa em relação a outra que lhe fica por cima, como “por debaixo de”, “por baixo de” (relação espacial inferior em relação a outra). Designa também a posição inferior a outra, hierarquicamente.

Assim, o termo maçônico “sob malhete” significa que um assunto contido numa prancha ficará para ser decifrado a posteriori. É aquele que terá a sua discussão delongada ou o que aguarda complementos, não sendo oportuno ser decifrado naquele momento.

Esse procedimento é prerrogativa do Venerável Mestre, podendo, contudo, ser proposta pelo Orador ou pelo representante do Ministério Público na Loja.

Esse artifício geralmente se dá quando a matéria, avaliada com máximo critério, exija tempo e outras providências que se fizerem necessárias. Destaque-se, contudo, que os prazos determinados pelo Regulamento da Obediência devem ser rigorosamente observados. Desse modo, matérias deixadas sob malhete devem ser reveladas, analisadas e discutidas conforme prevêem os Diplomas Legais.

Concluindo, sob malhete designa a matéria (ou matérias) que, obedecendo os prazos legais, aguarda discussão ou as providências necessárias.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogsot.com.br

 

FEV/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário