segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

TR.'. SAUD.'. DE UM MESTRE INSTALADO

 

Em 01/07/2020 o Respeitável Irmão Hélio Brandão Senra, Loja União, Força e Liberdade, 272, sem mencionar o nome do Rito e Oriente, GLMMG (CMSB), Estado de Minas Gerais, formula a seguinte questão:


TR SAUD DO M I

 

Poderoso Irmão: assisti a uma instalação na GLMRJ em que ao explicar o tr sin de saud de um Mestre Instalado (uma c do c e mov da m d seguida do gesto de se aj), em que houve a pronúncia da fala "pela pal, pelo cor e pelo pens". Isso é correto? Ou esta fala se relaciona a outro momento?

 

CONSIDERAÇÃO.

 

Esses rituais de instalação introduzidos indevidamente em ritos que originalmente não possuem essa prática, como é o caso do REAA, acabaram trazendo muitas vezes atitudes ritualísticas inconsistentes para determinadas ocasiões litúrgicas.

Em que pese o REAA (embora sem ser mencionado o nome do Rito na sua questão) ser um rito de origem francesa e daí não possuir tradicionalmente cerimônia d
e Instalação, infelizmente aqui no Brasil esse costume acabou sendo indevidamente implantado. Com isso criaram-se rituais e cerimônias esotéricas que não condizem com a verdadeira Instalação que é original mesmo no Craft (Maçonaria Inglesa).

Dado a isso é que no Brasil a cerimônia de Instalação, embora inapropriada para ritos de origem francesa, acabou se tornando um elemento consuetudinário – de certo modo há muito tempo fixou de maneira generalizada as suas raízes na Maçonaria Brasileira. Destaque-se a criação de rituais de instalação e o por extensão o título distintivo de Mestre Instalado, muitas vezes esse último até confundido com um grau iniciático, o que é, diga-se de passagem, uma inverdade.

Pelo exposto, não quero aqui desmerecer qualquer ritual de instalação em vigência, contudo, em relação à sua questão e até aonde eu conheço alguns desses rituais brasileiros, eu ignoro a existência dessas falas durante a tr saud a um M I que é feita apenas em Conselho de MM II este formado pela Obediência para a Instalação de um novo VenMestre.

Concluindo, renovo minha afirmativa de que eu não conheço todos os rituais de instalação brasileiros, portanto talvez o da GLMRJ até contemple essas expressões mencionadas na sua questão, muito embora para a minha pessoa elas não façam nenhum sentido na solene ocasião da tr saud de um M I.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com.br

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

FEV/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário