sábado, 2 de abril de 2022

ABERTURA E LEITURA DO LIVRO DA LEI - QUEM ABRE? QUEM LÊ? QUAL TRECHO?

Em 18/09/2021 o Respeitável Irmão Irno Azzolini, Loja Flor da Acácia, 3.894, REAA, GOB-PR, Oriente de Francisco Beltrão, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão:

 

ABERTURA DO LIVRO DA LEI

 

Pensei num Tempo de Estudos fazendo abertura do Livro da Lei pelo ex- venerável mais recente e lendo Salmo São João, 1 , 1-5. Somente numa sessão de estudo, posso fazer?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Em que pese ser a leitura em João, 1, 1-5 a correta no REAA, no caso dos rituais em vigência do GOB, infelizmente ela não se faz presente, mas é substituída pela leitura do Salmo 133, e ainda feita pelo Orador da Loja ao invés do Ex-Venerável mais recente da Loja.

Como instrução para o período de estudos, sem dúvida esse é um tema que pode ser perfeitamente abordado para conhecimento dos presentes, contudo, a abertura dos trabalhos da Loja segue-se o ritual, mesmo que esteja contraditório.

De fato, verdadeiramente o REAA abre os seus trabalhos no Grau de Aprendiz, ou pelo menos deveria abrir, em João,1, 1-5, porque é o trecho que faz mais sentido iniciaticamente para o Aprendiz que esotericamente busca dissipar as trevas para alcançar
a Luz – (...) e a Luz resplandece das trevas, e as trevas o compreenderam.

Sob o feitio histórico da Maçonaria, ainda não custa lembrar que de maneira consagrada as Lojas são conhecidas como “as Lojas de São João”.

Vale mencionar que essa exposição bíblica em João não é um Salmo, mas é parte de um dos quatro Evangelhos canônicos do Novo Testamento. Tradicionalmente, na conjuntura bíblica ele é o último dos Evangelhos, sucedendo aos de Marcos, Mateus e Lucas. Em relação ao Livro dos Salmos ele é um livro da Bíblia Cristã e sucede o Livro de Jó, encerrando a sequência de livros históricos, antecedendo o Livro dos Provérbios.

No tocante à Maçonaria e o Salmo 133, este apareceu no Yorkshire, Inglaterra, há muito tempo atrás e logo foi abandonado, ressurgindo posteriormente nas Blue Lodges norte-americanas, conhecidas como o franco-maçônico básico do Rito York Americano, mas não como leitura do Livro da Lei, porém como uma leitura feita pelo Marechal durante uma perambulação que se ocorre na cerimônia de Iniciação do Rito.

Indevidamente esse Salmo veio parar no REAA aqui no Brasil por conta da cisão ocorrida em 1927. Sua indevida inserção como leitura acabou se consagrando por aqui e tem sido nos dias atuais comum nos rituais das Grandes Lojas Estaduais (CMSB) e no GOB. Já os rituais do REAA praticados na COMAB geralmente trazem corretamente a leitura no Evangelho de São João.

No que diz respeito a abertura e leitura do Livro da Lei ser feita pelo Ex-Venerável mais recente da Loja, de fato é o que deveria ser seguido, mas infelizmente, como a boca se entorta conforme o hábito o cachimbo, por aqui inexplicavelmente deram essa atribuição para o Orador da Loja.

Concluindo, destaco que essas considerações não têm o propósito de instigar descumprimento dos rituais em vigência, que indiscutivelmente devem ser seguidos. Portanto, como vetores da verdade, essa exposição serve com instrução a bem do conhecimento.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

ABRIL/2022

4 comentários:

  1. Existe a possibilidade dessas correções entrarem no SOR?

    ResponderExcluir
  2. Essas são alterações mais sensíveis e precisam de tempo.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado Irmão Pedro Juk, esse assunto foi só apresentado como Tempo de Estudo e foi muito proveitoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida meu Irmão e são fatos que o maçom precisa saber. T.F.A.

      Excluir