quarta-feira, 27 de abril de 2022

INSTALAÇÃO E O USO DE PARAMENTOS PELO MESTRE INSTALADO

Em 01/10/2021 o Respeitável Irmão Carlos dos Santos Pinheiro, Loja Fraternidade de Santos, 132, GOB-SP, REAA, Oriente de Santos, Estado de São Paulo, faz a seguinte pergunta:

 

INSTALAÇÃO

 

Peço novamente ajuda ao seu vasto conhecimento no sentido de esclarecimento de uma dúvida. Se eu pertencer a duas Lojas em ritos diferentes e for instalado em um desses ritos. No final da veneralato, seria "Past Master" nos dois ritos?

 

CONSIDERAÇÕES

 

Sim, será um Mestre Maçom Instalado em qualquer rito.

Em que pese a cerimônia de instalação ser uma cerimônia original da Maçonaria Inglesa e não na Francesa, no Brasil, onde a Maçonaria é filha espiritual da França, o costume de instalação à moda esotérica acabou com o tempo se consagrando consuetudinariamente e hoje é uma realidade, tanto no GOB (desde 1968), como nas Grandes Lojas Estaduais (CMSB) e também nos Grandes Orientes Independentes (COMAB).

O REAA, rito de origem francesa, mas com inegável influência anglo-saxônica no seu simbolismo, no Brasil acabou adquirindo, de modo generalizado, a pratica da Instalação
do Venerável Mestre, por conseguinte, a adoção do título distintivo de Mestre Instalado;

Destaque-se que Mestre Instalado não é grau iniciático maçônico, porém um título honorífico.

Originalmente, na França instalação significa simplesmente a posse de um Irmão que fora eleito para o veneralato de uma Loja. Após ter cumprido a sua missão pelo tempo regimental, ele passa a ser um “Ex-Venerável”, ou ainda um “Ex-Venerável Mestre mais recente” (aquele que deixou recentemente o veneralato).

Registre-se, contudo, que embora não original é possível se encontrar na França, mais precisamente na Grande Loja Nacional Francesa, instalação à moda inglesa. Provavelmente para se adequar às questões de reconhecimento da Maçonaria Inglesa só para aquela Obediência francesa.

Em linhas gerais, os títulos distintivos de Past Master, e Imediated Past Master são mais comuns na Maçonaria inglesa e não na francesa. Na Inglaterra não é comum a denominação de “Mestre Instalado”, porém de “Mestre Passado” ou o “Mestre Passado Imediato”.

Vale mencionar que a Maçonaria Brasileira é filha espiritual da França, mas mesmo assim no Brasil ainda encontramos, em algumas Obediências, o costume de se tratar o ex-Venerável mais recente por Past Master. Em resumo, uma salada à moda “tupiniquim”.

Dito isto, em face à generalização da prática de instalação como a que ocorre por aqui, independente do rito, um Venerável Mestre que acabou de deixar o veneralato é o “Ex-Venerável mais recente” ou mais comumente conhecido como “Mestre Instalado mais recente”. Por fim ele passa a ser o “Mestre Maçom Instalado”, ou simplesmente o “Mestre Instalado”.

Assim, não importando o rito em que o maçom possa ter sido porventura instalado, daí em diante ele ficará ad aeternum conhecido como Mestre Instalado, tendo, com isso, os seus próprios paramentos (avental, colar e joia), assim como assento no Oriente da Loja.

No caso dele, como Mestre Maçom Instalado pertencer a mais de uma Loja com ritos diferentes, recomenda-se que como membro dos respectivos quadros dessas Lojas, não como visitante, use os paramentos de Mestre Instalado inerentes ao rito praticado pela Loja em que ele é membro e nela esteja presente.

Essa observação se faz oportuna porque as alfaias do Mestre Instalado muitas vezes podem apresentar diferentes configurações conforme o Rito. Já, se o caso for apenas de um Mestre Maçom Instalado em visita, então ele usa os paramentos de um Mestre Instalado (não importa o rito).

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

ABRIL/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário