sexta-feira, 22 de abril de 2022

TÍTULO DADO AO SUBSTITUTO EMERGENCIA DO VENERÁVEL MESTRE

Em 23.09.2021 o Respeitável Irmão Luís Zangirolami, Loja Marco Zero, 94, REAA, GLMEES, Oriente de Vila Velha, Estado do Espírito Santo, apresenta a seguinte questão:

 

TÍTULO DO SUBSTITUTO

 

Qual o título do substituto do Venerável Mestre quando este não é instalado? Refiro-me ao 1º Vigilante.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Antes de mais nada, vale a pena mencionar que essa não é uma situação corriqueira, mas de caráter emergencial.

No REAA, ocorrendo a ausência do titular do primeiro malhete, em sendo uma sessão ordinária, assume precariamente o cargo o 1º Vigilante.

Nessa ocasião, o substituto, mesmo não sendo um Mestre Maçom Instalado, deve


ser tratado por Venerável Mestre, pois esse é o cargo que o substituto preenche naquele momento.

Nessa oportunidade o substituto deve vestir a joia de Venerável Mestre da Loja e ocupar o trono – isso nada tem a ver com Instalação de um Venerável Mestre eleito, mas uma substituição emergencial (precária) como solução a bem dos trabalhos da Loja.

Se a sessão for magna de Iniciação, Elevação ou Exaltação aí assume o ex-Venerável Mestre mais recente da Loja. Algumas Obediências só exigem um Mestre Instalado no momento da sagração do candidato.

No geral, é preciso se levar em conta que às vezes damos mais valor ao molho do que à carne, até porque se bem observada a arte, ver-se-á que cerimônia esotérica de instalação não é original no REAA. Por aqui (no Brasil) essa instalação generalizada em todos os ritos é uma adaptação arranjada, pois de fato, instalação é original na Maçonaria Inglesa, o que não é o nosso caso.

Nesse sentido, salvo algumas deturpações latinas, na França instalação significa simplesmente posse, e o Venerável Mestre que deixa o seu cargo é tratado como Ex-Venerável mais recente.

Desse modo, no concernente à sua questão, quem substitui o Venerável de ofício durante os trabalhos se a ocasião exigir, simplesmente faz o papel de Venerável Mestre, seja ele ou não um Mestre Maçom Instalado. Diga-se de passagem, que Mestre Instalado não é grau, mas um título honorífico dado por aqui aos Ex-Veneráveis.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

ABR/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário