terça-feira, 5 de abril de 2022

POSIÇÃO DO PAINEL DE MESTRE MAÇOM

O Respeitável Irmão Davi Jorge Dávi, Loja Arca da Aliança, 2489, REAA, GOB-RS, Oriente de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, solicita esclarecimentos no que segue.

 

POSIÇÃO DO PAINEL DO 3º GRAU

 

No Ritual de Mestre do GOB na página 86, verifica-se que o Painel do Grau de Mestre está invertido(?). De acordo com sua postagem do dia 30 de maio de 2021, sobre "As explicações relativas do Painel de Mestre Maçom do REAA", o mesmo Painel está em posição contraria ao Ritual. Poderia ajudar a esclarecer esta discrepância?

 

COMENTÁRIOS.

 

Ambos estão certos. Não é uma questão de discrepância, mas de ponto de vista.

O demonstrado no ritual do GOB indica o Painel visto de quem do Oc olha para Or (o painel na Loja fica voltado para o Oc), ou seja, projetando-o imediatamente do

suporte na vertical para o piso do templo na horizontal (deitando-o no chão) vê-se que o pé da sep coincide corretamente com o lado oriental, e a cabeça com a banda ocidental.

Projetado sobre o plano do templo, essa disposição segue exatamente o que de fato fica arranjado no dia da cerimônia de Exaltação, isto é, o tablado com os pés para Leste e a sua cabeça para Oeste.

Isso faz parecer com que o painel exposto no dispositivo, visto da porta de entrada, esteja de ponta cabeça – o Or ao alto, o Oc embaixo, o Sul à direita e o Norte à esquerda. Vale mencionar que as Colunas do Norte e do Sul da Loja, nesse caso, coincidem perfeitamente com os lados Norte e Sul do painel.

Ocorre, contudo, que muitos painéis para driblar essa falsa impressão, vistos da porta de entrada, são apresentados em Loja invertidos em relação à sua projeção no piso do templo, é o caso do que se apresenta na matéria publicada no Blog em maio de 2021. Nesse caso o Oc para cima, o Or para baixo, o Sul à esquerda e o Norte à direita. Note que as bandas Norte e Sul do Painel não coincidem com as colunas Norte e Sul da Loja.

Em síntese, o painel do ritual está mais condizente com a realidade, ou sejamostrando-o deitado sobre o pavimento como era primitivamente riscado no chão ou desenhado em um tapete no chão. Já o outro, como se apresenta na maioria dos quadros das Lojas, se projetado para o piso, ficará invertido em relação aos quadrantes da Loja. Assim, o que parece estar certo é contraditório e o que parece estar de ponta cabeça parece ser o mais condizente.

É bom que se diga que os passos do grau são dados a partir do lado ocidental, para o oriental, ou seja, da cabeça para os pés, enquanto que H é revivido pelo Respeitab Mestre pelos c pp pp aos pés da sep.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

ABR/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário