quarta-feira, 20 de abril de 2022

PRÁTICA CORRIGIDA NA CERIMÔNIA DE EXALTAÇÃO

Em 23/09/2021 o Respeitável Irmão Deosdete Silva Marins, Loja 20 de Setembro, 4.346, GOB, REAA, sem mencionar o nome do Oriente e Estado da Federação, apresenta a seguinte questão:

 

PROCEDIMENTO NA EXALTAÇÃO

 

Valho-me do presente para dirimir dúvida. No Ritual do 3º Grau, 2009, mais precisamente na parte da exaltação, temos em sua página 126:

RESPEITAB - Meus VVen IIr, é na realidade, o c de nosso Respeitab Mestre.

- Cumpramos o dol dever que Sal nos impôs, e demos seu c à sep.

O Venerab Ir 2º Vig pega no p d da m dir do Cand e diz - B, dando um p para trás. O Venerab Ir 1º Vig p no s d da mesma m e, depois de pronunciar a palavra


J
, diz:

2º VIG - a s d dd oo

Aí está a dúvida. No Ritual, creio, tem uma falha quando consta que o 1º Vig depois de pronunciar a palavra J, diz:

e logo a seguir consta: 2º VIG a c s d dd oo

Como em nossa Loja há divergência de pensamentos, quanto a quem deve falar, 1º Vig ou 2º Vig, gostaria que o Eminente Irmão esclarecesse como devemos proceder.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

De fato, nesse caso há inversão de procedimentos no ritual em vigência do 3º Grau do REAA do GOB. A bem da verdade isso supostamente se deve a um erro de impressão que inverte a fala dos VVig.

Atualmente, contudo, essa aleivosia ritualística já se encontra corrigida, podendo ser constatada no SOR - Sistema de Orientação Ritualística (Decreto 1784/2019) hospedado na página do GOB in plataforma do GOB-RITUALÍSTICA. Essa correção será observada quando da reedição de novos rituais. Por ora aplica-se de imediato a correção constante no SOR sobre o ritual em vigência.

A título de ilustração, em linhas gerais a passagem correta durante a representação teatral da lenda é a seguinte: por primeiro o 2º Vig pega no d ind da m. d do cade, largando-o imediatamente dá um p para trás pronunciando: J! Ato seguido, o 1º Vig pega no dméd da m d do cade, largando-o imediatamente dá um p para trás pronunciando: B! “A c s d dd oo”!

É essa a prática correta, destacando que cada um dos VVig deve exclamar o nome correspondente à sua coluna, ou seja, o 2º pronuncia J, e o 1º B.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

ABRIL/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário