quinta-feira, 7 de abril de 2022

O NOME DA COLUNA J - COMO SE ESCREVE?

Em 08.09.2021 o Respeitável Irmão Geraldo Magela Fontes Filho, Loja Frank Sherman Land, Rito de York, GLMMG, Oriente de Uberaba, Estado de Minas Gerais, formula a seguinte questão:

 

COMO SE ESCREVE J.'.

 

Gostaria de saber do Irmão se o nome da coluna J escreve Jaquin ou Jackin, e se há diferença?

 

CONSIDERAÇÕES

 

Segundo a Bíblia Hebraica, as palavras Jachin e Boaz (na ordem de leitura da direita para a esquerda como se faz no hebraico) são os nomes das duas colunas de bronze fundidas e ornadas por Hiram e posteriormente colocadas na entrada do Templo de Jerusalém por ordem do Rei Salomão - primeiro Livro dos Reis 7, 13-21; segundo Livro das Crônicas, 3, 17: “Ele (Rei Salomão) ergueu as colunas na frente do tempo; uma à sua direita e outra à esquerda; ele chamou a da direita de Jachin e a da esquerda de Boaz”.

A palavra Jachin é do vernáculo hebraico. Segundo exegetas o seu
significado é “Ele estabelece”, enquanto que a outra palavra, Boaz, assim escrita conforme a versão bíblica septuaginta, significa “com força”; “na força”.

Consoante aos seus significados, existe ainda a premissa de que esses nomes estejam ligados à linhagem da família real da tribo que o rei Davi pertencia.

Conforme menciona o livro de Rute, Boaz foi um ancestral do Rei Davi e Jachin, também mencionado como nome próprio na Bíblia hebraica in livro de Números, 26, 12 e livro das Crônicas, 24, 16, é o nome de uma das famílias sacerdotais que naquela época oficiavam no Templo.

A juízo de alguns autores, os nomes dados às colunas do pórtico do Templo, serviria para fortalecer os laços entre o Templo e a dinastia da Tribo de Davi.

Na alegoria do Templo de Jerusalém, utilizada pela Maçonaria, em particular as colunas do pórtico, alguns ritos as trazem posicionadas conforme descrito nos livros de Reis e Crônicas, destacando que a escrita hebraica se dá da direita para a esquerda, isto é, lê-se na seguinte ordem: da direita para a esquerda, Jachin Boaz. Essa ordem de escrita poderia então mencionar que Ele (Javé), estabeleceu com força (solidez) o reino de Israel.

Ainda sob a conjuntura maçônica, alguns ritos, a exemplo do REAA, as colunas B e J indicam a passagem dos trópicos de Câncer e Capricórnio, por isso elas são também conhecidas como Colunas Solsticiais.

Graças à conjuntura histórica da Maçonaria, alguns dos seus ritos apresentam as colunas do pórtico de modo invertido.

No tocante à sua questão propriamente dita, a despeito de existirem várias corruptelas que nos são apresentadas (Jakim, Jakin, Jaquim, Jackin, etc.), a palavra grafada como Jachin, encontrada também nas línguas anglo-saxãs, nos parece ser a mais indicada.

Por fim, vale mencionar que a despeito de variações de escrita e pronúncia da palavra Jachin, o seu significado é consagrado na estrutura emblemática do Templo e na Maçonaria. Quero dizer que embora existam variações na sua composição gráfica, o que de fato vale é o seu conteúdo iniciático, independente da forma como ela é escrita.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

ABR/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário