Em 01/03/2025 o Respeitável Irmão José Manuel Viveiros de Souza, Loja Itaipu, 2026, REAA, GOB-RJ, Oriente de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a seguinte pergunta:
CORDA COM 81 NÓS
Estou com uma dificuldade tremenda da simbologia na corda de 81 nós, não consigo o nome de cada nó e seus significados. Podes me ajudar?
CONSIDERAÇÕES.
Em linhas gerais, a Corda com 81 Nós, simboliza, na Maçonaria de Ofício (Operativa), a corda que circundava os primitivos canteiros de obras das Corporações de Ofício medievais. Obviamente que não existia o número exato de 81 nós. Esta corda delimitava o canteiro e ficava presa em paliçadas (pequenos postes) que tinham, cada uma, argolas de ferro no seu topo para prender a corda. Na entrada do canteiro haviam dois postes maiores onde eram fixadas as duas pontas dessa corda. Algumas corporações, mais abastadas, usavam uma corrente em lugar da corda.
Na Maçonaria Especulativa, a Corda adquiriu o número simbólico de 81 nós porque este número, segundo alguns tratadistas estaria ligado às propriedades ternárias importantes para o simbolismo especulativo.Os "nós" geralmente simbolizam os laços do amor e o sisal (matéria prima da corda), representa a união e resistência. Em alguns casos, por um provável erro de tradução, a corda que circunda o templo se confunde com a Orla Denteada que contorna o Pavimento Mosaico, o que de certa forma mantém a característica de contornar o espaço.
No REAA a corda apareceu primitivamente em Painéis do Grau franceses.
Em primeira análise este cordel com 12 nós equidistantes era utilizado para demarcar e construir os cantos da obra pelas propriedades do triângulo retângulo. O último destes doze nós equidistantes ficava um espaço antes do final do cordel ou corda. Esta ponta se juntava ao primeiro dos 12 nós e assim era fechado, pelo Teorema de Pitágoras, o perímetro triangular na razão 3, 4 e 5.
Como corda, em vez de cordel, conforme alguns estudiosos, os 12 “nós” representavam as 12 constelações do Zodíaco, as quais posteriormente seriam, nos Templos do REAA, demarcadas pelas Colunas Zodiacais.
Em linhas gerais, a Corda com 81 Nós, relembra a corda que circundava cada um dos primitivos canteiros de obras dos nossos ancestrais (a Loja é a representação estilizada desses canteiros). Esotericamente a corda representa a união dos maçons reunidos no seio da Loja (possui o mesmo significado da Orla Denteada, ou Dentada). Os "nós" correspondem aos laços do amor que voga entre os Irmãos na fraternidade. O nó central relaciona-se ao ponto inicial ou a ideia da Criação, enquanto os outros 40 "nós", para cada lado, sugerem o número penitencial. As borlas que decoram as duas pontas da corda caídas a cada lado da porta significam a temperança e a coragem.
A título de sugestão, recomendo conhecer artigos a respeito deste tema in Bibliot3ca Fernando Pessoa – revista.bibliot3ca@gmail.com – Bibliotecário J. Filardo.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
SET/2025
Caro Irm.·. Pedro, as borlas que decoram as duas pontas da corda caídas a cada lado da porta não significariam a JUSTIÇA e a PRUDÊNCIA?
ResponderExcluir