Em 27.03.2025 o Poderoso Irmão Secretário Estadual de Orientação Ritualística, GOB-ES, Oriente de Vitória, Estado do Espírito Santo, apresenta a dúvida seguinte, para o REAA:
ILUMINAÇÃO
Fui consultado e não soube responder, por isso preciso da sua ajuda. O Retábulo do Oriente deverá ser aceso antes do ingresso no Templo ou simultaneamente ao acendimento das luzes emblemáticas?
CONSIDERAÇÕES
Veja, no ritual não diz em momento algum que o Sol, a Lua e o Delta devam ser iluminados direta ou indiretamente.
À vista disso, tolera-se as Lojas que quiserem tenham estes elementos simbólicos iluminados por energia elétrica ou por outro meio similar, todavia sem que haja nenhum momento ritualístico específico para o seu acendimento, muito menos incluí-los na ordem sequencial de acendimento das Luzes Litúrgicas.Assim, recomenda-se às Lojas que tenham os símbolos do Retábulo do Oriente iluminados, que os acendam ou iluminem antes do início dos trabalhos, quer dizer, antes do ingresso do préstito no Templo.
Por fim, reitera-se: não existe nenhuma cerimônia ou momento especial para a iluminação dos elementos constitutivos do Retábulo do Oriente. Do mesmo modo, no momento para apaga-los depois do encerramento dos trabalhos.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
SET/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário