terça-feira, 9 de setembro de 2025

SINAL DE SOCORRO

Em 15.03.2025 o Respeitável Irmão Sidney Gonçalves de Souza, Loja Templários do Oeste, 4468, GOB MINAS Rito Adonhiramita, Oriente de Divinópolis, Estado de Minas Gerais, apresenta a pergunta seguinte:

 

SINAL DE SOCORRO

 

Existe alguma matéria ou instrução, sobre o porquê o SINAL DE SOCORRO ser ensinado/revelado ao irmão maçom somente no grau de MESTRE?

Dentre as pouquíssimas instruções do respectivo grau que tive e até hoje vejo, as vagas explicações que tenho, é de ser esse sinal um dos mistérios exclusivo do respectivo grau.

Assim sendo, desculpe a minha petulância, mas partindo do espírito igualitários e fraterno da ordem, não somos todos irmãos? E indiferente do grau, todos não somos passíveis de socorro?

Agradecido ficarei, se puder me dar mais essa Luz.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

O Sin de Socor é restrito aos Mestres Maçons porque para conhece-lo é preciso que antes o Iniciado tenha alcançado a plenitude maçônica, a qual ocorre pelo advento da Exaltação ao 3º Grau.

Sob o ponto de vista histórico, o Aprendiz não conhecia o Sin de Socor porque na época dos canteiros medievais - nossos ancestrais - ele não podia se ausentar da Guilda onde aprendia o ofício porque ainda não tinha o pleno domínio da profissão (Carta de Ofício).

Nos tempos dos ancestrais da Maçonaria, os Aprendizes ficavam pelo menos tr aan restritos ao canteiro de obras, sob ordens e proteção do Mestre da Loja. À vista disso, como ainda não podiam se ausentar do local de trabalho, eles também não necessitavam conhecer o Sin de Socor e nem mesmo de ter uma Pal de Pas.

Nos tempos atuais – da Moderna Maçonaria - o maçom continua tendo seus direitos e obrigações, pelo que deve sempre levar em conta a regra de que a colheita somente virá depois da semeadura - cada qual no seu lugar, cada coisa no seu devido tempo.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

SET/2025

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário