Em 10.04.2025 o Respeitável Irmão Fernando Gonçalves Simões Pires, Loja São João da Cachoeira, 3658, GOB -RS, Oriente de Cachoeira do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, faz a pergunta seguinte:
CIRCULAÇÃO DO SEGUNDO DIÁCONO
Quando da circulação do 2º Diácono tenho notado em Loja Aberta, que ele, no Ocidente, quando passa pelo Delta, faz uma parada, que, no meu ver é completamente errado saudar, pois, somente é saudado pelo 1º Diácono quando do Oriente desce, para transmitir a palavra ao 1º Vigilante!
Peço sua opinião.
CONSIDERAÇÕES
Conforme mencionam os rituais do REAA em vigência no GOB, edição 2024, não existe nenhuma saudação ao Delta. Saudações em Loja estão previstas nas páginas 42 e 43 do Ritual de Aprendiz do REAA.
Vale ressaltar que qualquer saudação em Loja só ocorre se a mesma estiver ritualisticamente aberta. Não há saudação se a Loja ainda não tiver sido declarara aberta pelo Venerável Mestre.
Reitera-se que saudação em Loja aberta é feita ao Venerável Mestre quando da entrada e saída do Oriente e às Luzes da Loja (Venerável e Vigilantes) quando da entrada formal (pela Marcha do Grau) ou ainda na saída definitiva da Loja antes do encerramento dos trabalhos.É oportuno também mencionar que não existe saudação ou parada formal quando se cruza o equador do Templo.
No caso dos Diáconos, durante a abertura dos trabalhos, o 1º Diácono não faz nenhuma saudação, nem ao sair e nem ao retornar ao Oriente. Já no encerramento, devido a Loja ainda estar aberta, ele saúda o Ven∴ Mestre ao sair e ao retornar ao Oriente. Quanto ao 2º Diácono, tanto na abertura como no encerramento dos trabalhos, o mesmo não faz nenhuma saudação.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
OUT/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário