Em 05.05.2025 o Respeitável Irmão Leonardo Araújo, Loja Universitária Pioneiros da Bahia, 4137, GOB BAIANO, Oriente de Salvador, Estado da Bahia, apresenta a seguinte questão:
LOJA COM SETE MESTRES
Fique com uma dúvida quanto ao novo ritual, Grau 1, REAA, onde na página 214 diz que: Uma loja com a presença de apenas 7 Mestres se constituiu da seguinte forma: Ven∴ Mestre, 1° e 2° VVig∴, Orad∴, Secret∴, Cobr∴ Int∴ e o M de CCer, para a transmissão da Pal Sagr, os cargos de 1° e 2° DDiac∴, momentaneamente serão exercidos pelo M∴ de CCer∴ e pelo Secret∴ respectivamente. A minha dúvida e se o Secret∴ pode deixar o altar vazio e executar essa função, o que o RGF ou alguma outra lei diz sobre isso?
CONSIDERAÇÕES
De início, vale mencionar que o Secretário não ocupa "altar", senão uma "mesa".
Dito isso, não existe nenhum óbice sobre o Secretário se afastar momentaneamente do seu lugar para atender a alguma necessidade ritualística.
No caso da falta de titular para a transmissão da palavra sagrada, é perfeitamente exequível que o Secretário, momentaneamente, preencha o lugar do 1º Diácono no cumprimento da sua missão. Cumprida a mesma, o Secretário volta ao seu lugar em Loja.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
OUT/2025

Nenhum comentário:
Postar um comentário