quinta-feira, 9 de outubro de 2025

PRIMEIRO VIGILANTE

Em 14.04.2025 o Respeitável Irmão que se identifica como Alcy Confecções, Loja Jesus Sales de Andrade, 4863, REAA, GOB-CE, Oriente de Varjota, Estado do Ceará, apresenta a seguinte questão:

 

PRIMEIRO VIGILANTE

 

Bom dia meu querido irmão Pedro Juk, atualmente estou como Primeiro Vigilante e queria uma ajuda sua. Que você me desse uma instrução sobre o cargo.

 

CONSIDERAÇÕES

 

                O 1º Vigilante é o segundo na hierarquia das Luzes da Loja (Venerável Mestre, 1º e 2º Vigilantes). Historicamente ele era o primeiro dos dois wardens (diretores) que auxiliavam o Mestre da Loja na direção de um canteiro de obras operativo.

Os wardens eram os ajudantes imediatos do Mestre da Obra, mais tarde ficariam conhecidos como Vigilantes.

Em linhas gerais, no ofício da construção cabia ao 1º Vigilante estabelecer e conferir o nivelamento das estruturas que alicerçavam as paredes das edificações erigidas em blocos esquadrejados de pedra calcária. Seu principal instrumento de ofício era o Nível pendular.

Geralmente o 1º Vigilante se estabelecia em uma edificação rústica que ficava no lado ocidental do canteiro de obras. Era o responsável pela distribuição e manutenção das ferramentas para os artífices. Também era o encarregado do alojamento, ou loja.

Ainda, no período operativo cabia ao 1º Vigilante fiscalizar os trabalhos, fechar a Loja, pagar os salários justos e merecidos aos operários e despedi-los contentes e satisfeitos.

Na Moderna Maçonaria, mais precisamente no REAA, o 1º Vigilante traz como sua joia distintiva um pingente dourado representando um Nível apenso de um colar. Eleito como um dos dirigentes da Loja, é o responsável pela Coluna do Norte. Se coloca no Ocidente, a noroeste da Loja sendo o instrutor oficial dos Companheiros, que ocupam o topo da Coluna do Sul.

Nas sessões ordinárias o 1º Vigilante é o substituto imediato do Venerável Mestre. Rememorando o passado operativo, ele continua sendo o encarregado de fechar a Loja para o encerramento dos trabalhos.

No Regulamento Geral da Federação do GOB, os Artigos 119, 120 e 121, tratam da competência dos Irmãos 1º e 2º Vigilantes. Ambos, juntos ao Venerável Mestre, são eleitos de conformidade com a legislação eleitoral maçônica da Obediência.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jkirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

OUT/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário