quarta-feira, 6 de março de 2019

LUGAR DA PURIFICAÇÃO PELO QUARTO ELEMENTO - REAA


Em 04/11/2018 o Respeitável Irmão Marcelo Fernandes Amorim de Oliveira, Loja Fênix do Alto Parnaíba, REAA, GOB-MG, Oriente de Patos de Minas, Estado de Minas Gerais, apresenta a seguinte questão:

PURIFICAÇÃO PELO ELEMENTO


Prezado irmão, na página 129 fala que o Irmão será purificado "antes de chegar entre colunas". Pergunta-se: a purificação ocorrerá no Oriente, na descida das escadas para o Ocidente, ou no ocidente ao Sul?

CONSIDERAÇÕES:

Como menciona o Ritual, o Candidato desce, portanto, seguindo a regra, sai do Oriente pela Coluna do Sul. Na ocasião da purificação o condutor faz com que o iniciando, assim que atingir o nível do Ocidente, pare em frente ao Mestre de Cerimônias que é o oficial encarregado de proceder à purificação simbólica. Sair do Oriente significa literalmente sair e ficar sobre o piso ocidental e não sobre qualquer um dos degraus.
Por sua vez, o Mestre de Cerimônias então faz com que o Candidato, parado receba três vezes a purificação na forma de costume. Ratifico, o iniciando é simbolicamente purificado por três vezes sem sair do lugar, isto é, imóvel e em frente ao Mestre de Cerimônias. O condutor ajuda nos procedimentos.
Concluída a liturgia da purificação, o Candidato é então conduzido dali para entre colunas.
É bom que se diga que infelizmente a frase “antes de chegar entre colunas” tem causado confusão quanto ao procedimento e tem feito com que alguns interpretem como que o iniciando tenha que parar três vezes para receber a purificação antes de chegar ao extremo do Ocidente para ficar entre colunas, o que é um equívoco.
Felizmente, nas orientações que em breve serão publicadas no GOB Ritualística, provavelmente ainda em março desse ano, essa será uma das questões que serão elucidadas.


T.F.A.

PEDRO JUK


MAR/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário