Em 12/11/2018 o Respeitável Irmão Douglas
Luciano Alves Generoso, Loja Resplendor Unido, REAA, GOB-MG, Oriente de
Resplendor, Estado de Minas Gerais, apresenta o
seguinte questionamento:
SETE DEGRAUS
Gostaria de apresentar um trabalho em minha loja a respeito
do significado dos degraus existentes no templo, degraus da mesa dos Vigilantes,
entre o ocidente e o oriente e no acesso ao trono do Venerável Mestre. Por
isso, venho respeitosamente solicitar, caso haja algum documento ritualístico
que versa sobre o assunto, que me seja enviado para auxiliar-me nos estudos e
na apresentação dele em Loja.
CONSIDERAÇÕES.
Em se tratando
do REAA\ as elevações pertinentes ao Oriente, sólio, e mesas dos
Vigilantes viriam aparecer somente após a reformulação da topografia do templo
que envolveu na época as hoje já extintas Lojas Capitulares. Esse aspecto é
mencionado porque nos primórdios dos rituais do escocesismo simbólico, a partir
de 1804 na França, não existia divisão e nem elevação do Oriente,
restringindo-se à elevação apenas ao sólio por três degraus. Com o advento das
Lojas Capitulares, o Oriente, para atender à decoração do Capítulo, seria então
elevado e demarcado. Com isso, o acesso ao Oriente se fazia por quatro degraus
e para o sólio por mais três. Com o desaparecimento do sistema capitular que
envolvia inclusive o simbolismo (vide essa história no primeiro e segundo
quartel do século XIX no Grande Oriente da França), à moda latina, dentre
outros, Oriente permaneceu elevado, entretanto divididos os sete degraus em um
degrau para o Oriente, três para o sólio, dois para a mesa do Primeiro
Vigilante e um para a do Segundo Vigilante – com isso permaneceria o número de
sete degraus no templo, embora com a divisão comentada.
Quanto ao
simbolismo do número sete ele se refere, principalmente por influência hebraica
no escocesismo, ao shabat e o número
alusivo à “Criação”. Essa criação em Maçonaria se reporta à arte da construção de
um templo que o homem se propõe a fazer no seu interior, Templo esse comparado
àquele dedicado à IAVÉ que ficaria conhecido na Bíblia como o Templo de
Jerusalém e adotado mais tarde pela Maçonaria como a principal das suas
alegorias – o Templo de Salomão.
Já sobre a
representação simbólica de cada um desses desníveis (degraus) no Templo do
escocesismo, os mesmos se adequam à interpretação das Sete Artes e Ciências
Liberais da Antiguidade e que fora dividida em dois grupos por Boécio – os três
primeiros como trivium e os quatro
outros como quatrivium. Os três
primeiros degraus, relativos ao Ocidente (trivium),
referem-se à Gramática, Retórica e Lógica, enquanto os quatro outros (quatrivium), relacionados ao Oriente,
referem-se à Aritmética, Geometria, Música e Astronomia.
Essa expressão
alegórica instituída no REAA\ durante a evolução dos seus rituais se deu principalmente
por conta da influência anglo-saxônica, já que as Sete Ciências e Artes
Liberais tem sido de há muito tratada nas preleções do Craft e desenvolvidas
por Willian Preston.
Assim, é essa
a introdução para o aprendizado sobre a distribuição dos sete degraus em um
Templo do REAA\, matéria essa que infelizmente não tem sido bem observada
por muitos rituais da atualidade, pois ainda, à moda capitular (extinta) e de
outros ritos, alguns rituais escoceses apresentam quatro degraus para o
Oriente, o que, em se tratando do escocesismo simbólico é um equívoco.
Quanto a um
documento ritualístico específico sobre o caso ele se encontra bastante
disperso e carece de um ordenamento de pesquisa. Acredito que com essa base que
lhe passei o Irmão poderá perscrutar aspectos que envolvem essa alegoria.
Existe muita coisa escrita, porém devo alertá-lo que nem tudo o que reluz é
ouro.
Eram esses os
comentários a respeito.
T.F.A.
PEDRO JUK
MAR/2019.
Estimado Irmão Pedro Juk, teria alguma referência bibliografia para indicar, à respeito deste único degrau para adentrar no Oriente?
ResponderExcluir*bibliográfica
ResponderExcluirCaro Irmão, sob o aspecto prático é apenas uma indicação de limite entre Oriente e Ocidente que aconteceu pelo aparecimento das Lojas Capitulares. Assim esse degrau delimita o antigo santuário Rosa-Cruz, hoje o Oriente. A soma dos sete degraus sob o ponto do misticismo hebraico é a Criação, o Shabbat. Em maçonaria o número sete alude ainda às Sete Artes e Ciências Liberais da Antiguidade. T.F.A.
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