quinta-feira, 7 de novembro de 2019

INGRESSO NO TEMPLO COM FORMALIDADE


Em 24/07/2019 o Respeitável Irmão Adroaldo Dartora, Loja Filhos de Hiram IV, 3027, REAA, GOB-RS, Oriente de Marcelino Ramos, Estado do Rio Grande do Sul, pede esclarecimentos.

INGRESSO COM FORMALIDADE.


Caro Irmão, preciso de informações atualizadas sobre entrada em Loja com formalidades. Faço visitas em Loja e vi várias formas. Por favor, o Irmão pode me informar a forma correta?

CONSIDERAÇÕES.

Conforme a ocasião é que se dão as formalidades. Existe a entrada formal genérica que abrange o ingresso de Obreiros em Loja (Marcha do Grau e saudação às Luzes). Essa se dá conforme o Rito praticado.
Outras são as entradas formais ditadas por regras previstas no Regulamento Geral da Federação e se refere à recepção de autoridades, cuja formalidade se dá de acordo com as faixas previstas no Regulamento (Artigo 219 do RGF) e orientações previstas no Ritual de Aprendiz do REAA, 2.7 – Da Recepção de Autoridades e Portadores de Títulos de Recompensas. Há ainda a Recepção de Lojas previstas no item 2.8 desse mesmo Ritual.
Por fim, existe o ingresso da maior autoridade nas Sessões Magnas que é o Pavilhão Nacional, cujas regras são ditadas pelo Decreto 1476/2016 do GOB.
No sentido de mencionar a forma correta, é preciso saber antes a que entrada formal o Irmão se refere.
O que eu posso lhe adiantar que em Loja aberta, qualquer ingresso é formal, todavia, dependendo de quem vai entrar é que se aplicam as regras. Por exemplo, um retardatário, se autorizado o seu ingresso ele o faz pela Marcha do Grau sandando às Luzes da Loja ao final. Já o Pavilhão Nacional será recebido pela Comissão de Recepção e escoltado pela Guarda de Honra, e assim por diante.
Concluindo, o correto é seguir o protocolo ritualístico em vigência determinado para cada caso.


T.F.A.

PEDRO JUK


NOV/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário